Youtube

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - CRISTO - O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS APOC. 3: 14



CRISTO - O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS  
APOC. 3: 14

“As Testemunhas de Jeova e Sua Interpretacao da Biblia” – Pedro Apolinario – 4ª. Edicao – IAE - pg.,135

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus.

As Testemunhas de Jeová gostam de citar a palavra principio, usada em João 1:1 e Apoc. 3:
14, porque crêem que a palavra significando co­meço, prova que Cristo teve um inicio, pois foi
a primeira criação de Deus.

Para uma melhor compreensão do assunto se­ria bom saber qual a palavra grega que foi tra­duzida por “principio” e o seu significado nes­sa língua. A palavra de arch (arquê) e as se­guintes autoridades no grego do Novo Testamento nos esclarecem de seus vários sentidos:

The Analytical Greek Lexicon

O  Novo Testamento usa a palavra princípio (arquê) desta maneira:
          a)    Um princípio              -  Mat. 24:8
          b)    Extremo                        -  Atos 10:11
          c)    Autoridade                 —     Luc. 20:20
          d)    Eminência                    -   Judas 6
                      
  e)    Dignidade                  -  Judas 6
          .f)    principado                  —       Efésios 3:10

A Greek English Lexicon de Arndt  and   Gin­grich define arquê como: começo, a primeira cau­sa, governador, autoridade, domínio na esferra  da influência.


Theological Dictionary of the New Testament
—               começo, poder, força, autoridade.

Dicionário Grego -  Português e Português —   Grego de Isidro Pereira: principio, origem, fun­damento, poder, autoridade, magistratura, impé­rio, reino.

W.E. Nelson - Los Testigos de Jehova, pág. 69 e 70 diz; Esta palavra é usada pelo menos com três diferentes sentidos:

1o.) No sentido temporal -  principio, começo, origem - Luc. 1:2; Marc. 1:1; 1 João 1:1;

2o.) No sentido de posição —   príncipe, autori­dade, governante, primazia. É empregada com referência a pessoas que ocupam lugares de importância e autoridade. Luc. 12:11; Tito 3:1;

3o.) No sentido de origem -  originador, iniciador,  primeira causa. Josefo em seu livro Con­tra Apion diz que Deus é o “arquê” de todas as coisas. O Evangelho de Nicodemnos declara que o diabo é o “arquê” da morte.

No estudo de palavras sempre se deve levar em consideração que na maioria das vezes elas não apresentam um único significado. Laudelino Freire em se Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa, no verbete - “princípio” ter­ceira acepção afirma: “causa primeira, razão base”. De acordo com esta declaração “a teste­munha fiel (Cristo)” é a causa primeira de toda a Criação.

Sabemos que o Filho de Deus é o Criador dos céus e da Terra, segundo Gênesis 1:1; Col. 1:16
e 17; S.João 1:1-3, 14; Heb. 1:2. Por isso Deus o Pai o chama de Deus eterno (Heb. 1:8). Cristo foi o Principal criador do universo, e o Espí­rito Santo seu colaborador, na presença do Pai.
(Gên. 1:26, 27; Isa. 34:16; Jó 33:4; 26:13)

Vicent em seu notável Word Studies  in  the New Testament, Vol. II, pág. 469, comentando A­pocalipse 3:14 diz que “arquê” naquela passagem significa o iniciador, o Autor.

Em Heb. 12:2 — está: Olhando firmemente pa­ra o autor e consumador da fé. Encontra-se no grego a forma “arquegon” derivada de “arquê” que é traduzida para o português por autor, com mui­ta propriedade.

Na Septuaginta “arquê” e usada com freqüência para domínio, poder, posição de poder, po­sição de liderança, líder, capitão, chefe, como comprovam as seguintes passagens — Gên. 40: 13, 20; I Crôn. 26:10; Neemias 9:17, etc.

Radiografia do Jeovismo — nos ensina na pá­gina 48 que houve tempo em que os russelitas queriam explicar a frase: — o principio da criação -como se Cristo dissesse de si mesmo, “que foi criado por Deus”, mas encontran­do um sério óbice no artigo “tou” antes da pa­lavra Deus recuaram deste processo exegético. Para ser criação por Deus precisaria aparecer a preposição upo -  hipó, que com o genitivo sig­nifica — sob a influência de, por. No grego es­ta citação de Apoc. 3:14 aparece assim: h arch thz ktisewz tou Qeou – he arque tes ktiseos tu Theou.. Isto significa de Deus e nunca por Deus, que exigiria como já vimos a preposição hipó.

A.T. Robertson, uma das maiores autoridades em grego explica Apoc. 3:14 assim: Não a pri­meira das criaturas como afirmavam os arianos, e os unitórios defendem no presente, mas a fon­te originadora da criação, por meio de quem Deus opera”. Word Pictures in the New Testament, Vol. VI,página 321.
As Testemunhas de Jeová, no intuito de ne­garem a Eternidade de Jesus, proclamam que a palavra “arquê” sempre tem sentido temporal. Vincent, na obra já citada, ao comentar João 1:1 tem estas judiciosas palavras: “Se no principio o Logos já era, então Ele pertence à ordem da eternidade”.

Explicações exegéticas, que não se coadunam com as verdades bíblicas, nao subsistem porque não passam de edifícios construídos sobre arti­fícios humanos.

A monumental obra Theological Dictionary of the New Testament, Vol. 1, pág. 484, analisando as express5es: “Principio e o fim”, “Alfa e Omega” aplicadas a Cristo, sentencia: Assim em Apocalípse, aquele que se assenta sobre o trono, ou Cristo, é um ser que é pré-temporal e pós-temporal, a quem a categoria do tempo não se aplica.

Para provar a fragilidade da argumentação jeovista de que a palavra princípio se refira a um começo ou criação para Cristo, basta lembrar que em Apoc. 21:6 Deus afirma que Ele é o prin­cipio e o fim. A arma usada em defesada sua te­se volta—se contra eles por não saberem maneja-la com discernimento espiritual. Lucas, em Atos 26:23 afirma que Cristo foi o primeiro da res­surreição dos mortos,e Paulo em Col. 1:18 de­signa a Cristo como o principio dentre os mortos,isto é, o princial dentre os mortos. Nem Paulo, nem Lucas esta o dizendo que ele foi o pri­meiro dos que morreram, pois isto seria um erro - o primeiro a morrer foi Abel. Nem foi ele o primeiro a ressuscitar pois as Escrituras nos informam de várias ressurreiç6es anteriores co­mo o filho da sunamita (II Reis 4:36); o filho da viúva de Naim” (Luc. 7:11-15), a filha de Jairo (Luc.8:5l e 55) e Lázaro (S.João 11:44) Com este vocábulo, juntamente com “a cabeça” e o “primogênito” Paulo deseja destacar a sua pré-eminência;

Cristo é o principal na criação dentre a trindade (façamos), (Apoc. 3:14) porque Ele e:
“Acima de todo principado, e potestade, e poder e domínio, e de todo o nome que se possa refe­rir não só no presente século, mas também no vindouro”. Efésios 1:21.

Diante das autoridades aqui apresentadas e considerando que o mesmo livro de Apocalipse, capítulo 5 verso 13 apresenta a Cristo nao como uma parte da criaçao, mas como aquele que deve ser adorado por todos os seres criados, con­clui-se que “arquê”, em Apoc. 3:14, pode ser traduzida por origem, autor. Chamar a Cristo.de “O Autor da Criação de Deus” atende perfeita­mente à Analogia da Fé e aos princípios exegé­tico, pois segundo outras passagens Ele é o originador da criação - São João 1:3; Col. 1:16.

A palavra arquê empregada por João em Apoc. 3:14, traduzida para o português por principio expressa a mesma idéia contida em Col. 1:15 e 16, significando que Cristo é a origem ou a fonte principal da criação de Deus. A palavra arcanjo, outra forma cognata, encerra também a idéia de posição e autoridade e nos confirma que adecla­ração Joanina só pode significar primazia em poder, supremacia, ser investido de autoridade, etc.

Muitas das traduções bíblicas, bastante conhecidas, expressam com fidelidade a idéia do o­riginal.

Weymouth:   O princípio e o Senhor da Criação de Deus.

Fenton:         O iniciador da criação de Deus.

A Bíblia na Linguagem de Hoje -      A origem de tudo o que Deus criou.
Siríaca:         O dirigente da criação de Deus.

Knoy:     A fonte de que se originou a criação de Deus.

CONCLUSÃO


Creio ser bem adequada para o fecho de nos­so trabalho a síntética declaração do insigne helenista Dr. Kenneth S. Wuest, encontrada no precioso livro “Jóias do Novo Testamento Grego”, edição de 1966, p. 80:

“O vocábulo princípio tem dois sentidos no grego, o Primeiro de uma série e o origínador de alguma coisa. Nosso Senhor foi o origínador do Universo criado, pelo fato de haver sido Seu Criador”.


ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - CRISTO O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO DE DEUS



CRISTO O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO DE DEUS


Pedro Apolinário
As Testemunhas de Jeová e sua Interpretação da Bíblia,  pág. 127- 4o. Edição –
 Instituto Adventista de Ensino - Outubro 1986

Em Col. 1:15 Paulo escreveu: “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.

Como harmonizar o primogênito de toda a criação, com a idéia da eterna preexistência de Cristo?
          Os eternos negativistas  da divindade de  Cristo, afirmam que nesta passagem a palavra primogênito tem sentido temporal, “de modo que ele está classificado entre as criaturas de Deus, sendo o primeiro entre elas”. Seja  Deus  Verdadeiro, pág. 35.

Que significa a palavra primogênito?

Quase sempre se pensa neste termo com sentido temporal, significando única e exclusiva-mente o primeiro gerado ou nascido, mas este es­tudo visa provar que além desta acepção a palavra é usada na Bíblia com o significado de posição de preeminência. Às vezes, primogênito significa um filho amado em grande maneira, o preferido entre os demais. O termo chega a ser usado com o sentido de um qualificativo superla­tivo: Isaías 14:30 afirma: E os primogênitos dos pobres serão apascentados...; isto quer dizer: E os mais pobres, os paupérrimos serão apascentados.

A palavra grega para primogênito é   prwtotohoz -        prototokos; formada de prwtoz =  primeiro,  melhor, mais importante,  mais preeminente, e tohoz — nascido, criança, de  tihtw  nascer.  Com o sentido de mais importante, mais preemi­nente todos conhecem o título de primeiro minis­tro, primeira ministra.

A palavra pode e é usada na Bíblia para a primeira criança que nasce. Gên. 25:25; Números 18:15; Luc. 2:7; Heb. 11:28.

Referindo-se a Jesus esta palavra é usada se­te vezes no Novo Testamento. Duas vezes, de seu nascimento através de Maria - Mat. 1:25; Luc. 2: 7. Cinco vezes, não do nascimento físico, nas em sentido figurado.

         Rom.            8:39           - Primogênito entre muitos irmãos;
        Col.               1:15          
- Primogênito de toda a criação;
         Col.              1:18          
- Primogênito dentre os mortos;
         Heb.             1: 6                       
- Deus introduz o primogênito no  mundo;
        Apoc.            1: 5           
- Primogênito dos mortos.

Destas sete referências a Cristo, a que me­rece especial atenção é a de Col. 1:15.

Notem bem que Paulo não diz que o Filho de Deus foi a primeira criação, mas o primeiro de toda a criação. Na sua relação com Deus, Cristo jamais é chamado primogênito, mas sim unigênito, ou ainda melhor   único, como é visto noutro ca­pítulo desta apostila.

Será que com a frase - primogênito de toda a cria­ção - Paulo almejava mostrar que Jesus foi o primeiro ser criado, ou que ele é o primeiro em posição? O contexto e a Analogia da Fé, nos provam que não há aqui a idéia de ser o primeiro gerado, mas o que tem a primazia sobre tu­do; Col. 1:18.

Heb. 1:6 nos indica de modo bem claro que a palavra primogênito indica a preeminência de Cristo e o seu domínio sobre todas as coisas.

O  eminente professor de grego nas Universi­dades de Tennessee e Yale, Isbon T. Beckwith,  em seu livro Apocalypse of John, comentando a pas­sagem de Apoc. 1:5 afirma que a palavra “ prototokos “ = primogênito, tem o sentido hebraico de o mais notável em categoria principesca.

F.F.Bruce em seu Comentary on the Espistle to the Hebrews, pág. 15 nos diz: “Cristo é cha­mado o primogênito de toda a criação, porque Ele existe antes de toda a criação e porque toda a criação é herança dele”.

Entre os judeus todo primogênito tinha o direito de reclamar quatro privilégios:

1o.)    A consagração a Deus. Ex. 13:2, 13, 15; 22:29;

2o.)    O direito de sucessão nos poderes paternos. Deut. 21:17;

3o.)    A bênção especial do pai;

4o.)    Dobrada porção da herança material pa­terna. Deut. 21:17.

(Ver “Primogenitura”, Dicionário de la San­ta Biblia, New York, página 525).

Se os judeus tivessem sido leais a Deus ha­veriam participado dos poderes da primogenitura em sua forma mais ampla. (Êxodo 4:22 - Dirás a Faraó:  Assim diz o Senhor: Israel é meu Filho, meu primogênito).

1o.)    Israel foi o único povo da terra consa­grado a Deus;

2o.)    Recebeu uma bênção especial quando saiu do Egito;

3o.)    O direito de chegar a ser “a cabeça” das nações, como império mundial (Dan. 2:44) e      .                   ser reais sumo-sacerdotes.

4o.)    Receber a herança da Canaã Celestial.

Todos estes privilégios fizeram com que a palavra fosse empregada figuradamente com o sig­nificado de preeminência, respeitabilidade, pes­soa digna de toda a atenção.


Referências Bíblicas Provando a Preeminência de Primogênito


Gên. 41: 50-52                                   José tinha dois filhos, sendo Manassés o primogênito,                                                .                                                          mas  Jeremias 31:9 afirma: “Efraim é o meu primogênito.
                                                          
                                                      

I Sam. 16:10—12                              Davi sendo o mais jovem entre sete irmãos foi ungido rei.   .                                                         Sem preeminência cronol6gica recebeu as prerrogativas do .                                                         pri­mogênito  —  Salmo 89:20,27.
                                                          
                                                          
     I Crôn. 26:10                                    Sinri, tampouco era o primogênito,  apesar disso foi eleito                                                        
                                                          o principal.

      Êxo. 4:22                                         Moisés devia dizer a Faraó:   Israel é meu filho, meu                                                           .                                                              primogênito. Esta afirmação in­dica os privilégios deste ­                                            .                                                              povo, que é chamado na Bíblia  de escolhido, santo, e                           .                                                              especial e de muitos, outros títulos elogiosos. Deut.7:6-7.
                                                           
                                                           
                                                          
                                                               

Provas Bíblicas da Preeminência de Cristo


Estes privilégios não permaneceram para sempre com Israel, como a Hist6ria Bíblica nos côn  firma, mas se reuniram na pessoa de Cristo, co­mo se conclui do cotejo de várias passagens:


Ezeq. 21:27     Ruína: Ruína: A ruínas a redu­zirei, e ele já não  será, até que venha aquele a quem   .                  ela pertence de direito; a ele a darei - Babilônia.                                                                                                                      
                                                                                                                                                            
Sal. 110:4        O Senhor jurou e não se arrependerá: tu és sacerdote  para sempre, segundo a                  .                  ordem de  Melquisedeque .                                                     .                                                               

Zac. 6:13         Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e será revestido de gló­ria; assentar-se-á                               .                       no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono e reinará perfeita união entre           .                       ambos os ofícios.

Gén. 49:10      O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre os seus pés, até que venha                .                 Siló; e a ele obedecerão os povos                                                                                                                  .                                                              
Miq. 4:8          A ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá, sim virá o primeiro                .                 domínio, o rei­no da filha de Jerusalém,                                                            

Heb. 4:14      Tendo, pois a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdo­te que penetrou                                                             .                 os céus, con­servemos firme a nossa confissão.                                                          .                                                            


Dentre os personagens do Velho Testamento, José e Davi estão entre aqueles que mais se destacaram,e não sendo primogênitos pelo nascimen­to receberam este título em virtude do destaca­do papel que desempenharam na história do antigo  Israel.  Ao pensarmos no titulo de excelência que receberam — primogênito — e sendo eles um símbolo de Cristo, entenderemos melhor porque nosso Salvador, cinco vezes, recebeu dos escri­tores bíblicos esta nobilíssima menção.

W.E.Read, em artigo inserto no Ministério Adventista - Setembro e Outubro de 1964, página 20, escreveu:

“Isto é algo do que Deus queria indicar ao falar de seu ‘Primogênito’. O que se aplica a Israel como povo, aplica-se num sentido muito mais amplo ao Messias — a Cristo Nosso Senhor.
Na palavra ‘primogênito’, portanto, a ênfase não está necessariamente na descendência física, mas na posição de dignidade, honra e preeminência. Todas as prerrogativas da primogenitura foram atribuidas a Jesus, mas num sentido muito mais amplo e completo”.

Cita ainda o mesmo autor de Adão Clarke:

“Eu o farei Meu Primogênito. Lidarei com ele como um pai o faz com seu filho primogênito, a quem pertence uma porção dobrada das posses e das honras. A palavra primogênito nem sempre tem um significado literal nas Escrituras. Ela mui­tas vezes significa simplesmente filho benquis­to ou mais amado;  alguém que se estima acima de todos os outros, e se distingue por alguma prer­rogativa elevada. Assim Deus chama Israel Seu Filho, Seu primogênito. Êxodo 4:22. No mesmo sentido ela é às vezes, aplicada ao próprio Je­sus Cristo, para indicar Sua supereminente dig­nidade”.

Adão Clarke, Comentary on the Bible, sobre o Salmo 89:27.

 Cristo   -    O Primogênito

São João nos diz que Cristo é o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos Mortos foi Abel, porém Cristo é o principal de to­dos os que tem morrido, o mais amado de Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “ primogênito” de toda a criação (Col. 1:15), não por ser o primeiro ser criado (Ele é Pai Eterno: Isaías 9:6) senão “para que em tudo tenha a pre­êminência (Col. 1:18)”.

Cristo é o principal de toda a criatura por­que é “O primogênito do Céu” (D.T.N. p.34); e o “primogênito da Terra” ... “adoram-no todos os anjos de Deus” (Heb. 1:6).

O Filho de Deus é o primogênito, porque é“sobre todo o principado e autoridade, e poder, e dominação e sobre todo o nome que se nomeia
não sóneste século, mas também no vindouro”. —  Efésios 1:21.

Cristo é o primogênito de Deus porque:

19 Tem sido eleito: Mat. 2:17; I Ped. 2:4;

2o.Tem recebido a bênção do Pai; Salmo 118: 26; Luc. 1:42;

3o. Será sucessor do Pai como juiz: Atos 10: 42; e Rei e Senhor do Universo: Luc 1:32;
     I Timóteo 6:15:

4o. Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;

5o. Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2: 9

 

CONCLUSÃO



Um dos principais problemas envolvidos com este tema 6 que a linguagem humana é inadequada, por suas limitações, para expressar conceitos envolvidos com as coisas divinas.

Todos os comentaristas têm chegado a con­clusão unânime de que a palavra Prototokos aplicada a Cristo não significa o primeiro a ser criado. Se Paulo visasse afirmar isto de Cristo ele teria usado o vocábulo grego protoktistos.


ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - CRISTO IDENTIFICADO COM JEOVÁ


CRISTO IDENTIFICADO

COM  JEOVÁ

Arnaldo B. Cristianini

Radiografia do Jeovismo – 3a. Edição – Cap.10 – CASA

         JEOVÀ                                        CRISTO
                        
                           A Crucificação

1.  É Jeová quem fala de Si mes-            1. Refere-se a Cristo:
     mo:                                                  “(...) eles verão Aquele a
     “Naquele dia, diz Jeovâ
(...)                    quem traspassaram.” 5. João
     olharão para Mim a quem                19:37.
     traspassaram
...“ Zac. 12:4
e 10 (centro).

                          O Preparo do Caminho

2.  “Eis a voz do que clama: Pre-            2. “Voz do que clama no deser­
     parai no deserto o caminho             to: Preparai o caminho do
     de Jeová, endiretai no ermo             Senhor (no grego Kyrios, re­-
     uma estrada para o nosso                ferindo-se a Cristo).” 5. Mat.
     Deus.” lsa. 40:3.                              3:3.
                        
                          A Pedra de Tropeço

3.  “A Jeovâ dos Exércitos san-             3. “Chegando-vos a Ele [Cris­- 
ificai  (...)  Ele vos será pedra                    to], pedra viva (...) e como
de tropeço e rocha de escân-                     uma pedra de tropeço e ro-
dalo (...)“ lsa. 8:13, 14.                           cha de escândalo.” I S. Pedro   
                                                                    2:4, 8.

                          A Tardança
4. “Jeovâ me respondeu (...) Se      4. “(...)dentro de pouco tempo,
     tardar espera-O, porque cer-            Aquele que vem, virá, e não
     tamente virá, não tardará.”               tardará.”  Heb. 10:37.
     Hab. 2:2, 3.


                          Todo Joelho e Toda Língua

5.  “Por Mim mesmo [Jeová] te-           5. “Ao nome de Jesus se dobre
     nho jurado (...) diante de                 todo joelho dos que estão nos
     Mim se dobrará todo o joe-             Céus e debaixo da terra, e to­-
     lho, e por Mim jurará toda a            da a língua confesse que Jesus
     lingua.”  Isa. 45:23.                         Cristo é o Senhor para glória
                                                             de Deus Pai.” Fil. 2:10, II.


                          O Esquadrinhador

6. “Eu, Jeová, esquadrinho o           6. ‘Isto diz o Filho de Deus (...)
      
coração, provo os rins, para            todas as igrejas conhecerão
     dar a cada um segundo as                que Eu sou o que esquadri­-
     suas obras.”  Jer. 17:10.                  nha os corações e os rins, e
                                                             darei a cada um segundo as
                                                             suas obras.” Apoc. 2:18, 23.


                          “Cativo o Cativeiro”

7. O Salmo 68 é, todo ele, uma       7. “(...)  o dom de Cristo. Por
     exaltação a Jeová. “Subiste            isso diz: Quando Ele subiu ao
     ao alto, levaste cativos os pri-       alto, levou cativo o cativeiro,
     sioneiros; recebeste dons dos       deu dons aos homens.” Efés.
     homens.” Sal. 68:18.                     4:8 (também versos 9 e 10).

                           O Primeiro e o Último

8.  “Assim diz Jeová (...) Eu sou              8. Refere-se a Cristo:
      o primeiro e Eu sou o último.”        “Não temas: Eu sou o primei.-
      Isa. 44:6 (Versão Brasileira).          ro e o último.”  Apoc. 1:17.
                                                             “Isto diz o primeiro e o últi­-
                                                             mo.” Apoc. 2:8.
                                                             “Eu sou o Alfa e o Ômega,
                                                             o primeiro e o último.” Apoc.
                                                             22:13.


                         O Alfa e o Omega

9. “Eu sou o Alfa e o Ômega,           9. Refere-se a Jesus:
  diz Jeová Deus, Aquele que                “Eis que venho depressa, e a
  é, e que era, e que vem, o To-             recompensa que dou está co­-
  do-poderoso.” Apoc. 1:8.                   migo (...) Eu sou o Alfa e o
  “Aquele que está sentado no               Omega (...)
Apoc. 22:12, 13.
  trono disse (...)
 Eu sou o Alfa
  e o Ômega(...)” Apoc. 21:5,6.


                      O “Eu Sou”

10. “Disse Deus a Moisés: EU         10. “Respondeu-lhes Jesus: Em
      SOU O QUE SOU; e acres-             verdade Eu vos digo: Antes
      centou: Assim dirás aos fi-             que Abraão existisse EU
      lhos de Israel: EU SOU en-            SOU.”  S. João 8:58 (tam­-
      viou-me a vós.” Êxo. 3:14.            bém 54).


                    Os Céus Obra de Deus

11. (Quando se ajuntarem os po-    11. “[acerca do Filho, porém,
      vos para servirem a) Jeová...          diz:] E Tu, Senhor, no prin­-
      “Desde o principio lançaste            cípio fundaste a terra; e os
      [Jeovál os fundamentos da            céus são obra das Tuas mãos
      terra; e os céus são obra das               (...)Tu és o mesmo, e os
      Tuas mios
(...) Tu és o mes-              Teus anos não terão fim.”
      mo, e os Teus anos nunca te-          Heb. 1:8, 10-12.
      rio fim
(...).“ Sal. 102:22,
      25-28.
                     Rei dos Reis, Senhor dos Senhores

12. Refere-se ao Pai:                        12. Refere-se a Crjsto
       “(...) a qual [manifestação               “O Cordeiro os vencerá, pois
      de Cristo] em suas épocas               é o Senhor dos senhores, e o
      determinadas, há de ser re-              Rei dos reis.” Apoc. 17:14.
      velada pelo bendito e único             “ICristo] tem no Seu manto
      Soberano, o Rei dos reis, o              e na Sua coxa um nome ins­-
      Senhor dos senhores.” I                  crito: Rei dos reis e Senhor
      Tim. 6:15 (ler também ver-              dos senhores.” Apoc. 19:16.
      so 16).

                   Invocar o Nome

13. “Todo aquele que invocar o      13. Ler o contexto. Rom. 10:
      nome de Jeová será salvo.”              1-13, e ver que se refere a
      Joel 2:32.                                         Cristo: “Todo aquele que in­-
                                                              vocar o nome do Senhor se­-
                                                              rá salvo.” Rom. 10:13.
                       Provocar a Ira

14. “Jeová disse portanto               14. (...) o Evangelho (...) a
      Eu os provocarei a zelos com          pregação pela palavra de
      aquele que não é povo; com            Cristo (...)
 Eu vos porei em
      louca nação os despertarei               ciúmes com um povo que
      a ira. Deut. 32:19, 20 e 22.              não é nação, com gente in­-
                                                              sensata Eu vos provoquei à
                                                              ira.” Rom. 10:16, 17 e 19.
                       A Mente Divina

15. “quem conheceu a mente de      15.  “Pois quem conheceu a
      Jeová? ou O possa instruir               mente do Senhor, que O pos­-
      como Seu conselheiro?” Isa.            sa instruir? Nós, no entan­-
      40:13.                                              to, temos a mente de Cris­-
                                                              to.” I Cor. 2:16.

                   Provar a Bondade

16. “Provai e vede que Jeová é             16.  “(...) se é que já provastes
      bondoso.” Sal. 34:8.                              que o Senhor é bondoso(...)
chegando-vos para Ele [Cris­-
                                                                     to] a pedra viva.” 1 5. Ped. 2:3-4.

                  Palavras Eternas

17. As palavras de Jeová são          17. As palavras de Jesus são
      eternas:                                            eternas:
      “Seca-se a erva, e cai a flor,             “Passará o céu e a terra,
      mas a palavra do nosso Deus          porém as Minhas palavras
     
permanece eternamente.”                 não passarão”.
S. Mat.
      Isa. 40:8.                                        
24:35.

                 Autoridade de Falar

18. Assim DIZ Jeová (...) Isa.         18. “Eu, porém, vos DIGO
      45:18, (mais de 100 vezes).                  (...) S. Mat. 5:21, (tam­-
                                                              bém versos 28, 34, 39, 44).

                 Poder de Perdoar Pecados

19.  (...) diz Jeová: pois per-                  19. “Quem pode perdoar
      doarei a sua iniqüidade, e                pecados senão Deus?
(...) o
      não Me lembrarei mais de               Filho do homem tem sobre
      seus pecados.” Jer. 3 1:34.              a Terra autoridade para per­-
      “É
Ele [Jeová] quem perdoa            doar pecados (...) S. Lu­-
      as tuas iniqüidades.” Sal.                 cas 6:21, 24.
      103:3.
                  
                     Redentor

20. “Jeová (...) Redentor meu.”       20. “O Filho(...) no qual temos
      Sal. 19:14.                                       a redenção.” Col. 1:14.
      “Quanto ao nosso Redentor,            “(...) a redenção em Cristo
      Jeová dos Exércitos é o Seu            Jesus.” Rom. 3:24.
      nome.” Isa. 47:4.

                 Esposo, Noivo

21.  “(...)  como o noivo se ale-        21. Jesus Se compara a um noi­-
      gra da noiva, assim o teu                       vo (ou esposo) em S. Mar.
      Deus Se alegrará de ti.” Isa.             2:19 e 20.
      62:5.
      “Naquele dia, diz Jeové, Me            Na parábola das Dez Vir-
      chamareis Esposo
(...) Osé.               gens, Cristo também o é
      2:16.                                                “Eis o noivo!” S. Mat. 25:6.


                  O Pastor

22. “Jeová é o meu pastor.”            22. “[Jesus] Eu sou (...) o Pas­-
      Sal. 23:1.                                         tor.” S. João 10:14. “Logo
      “Eu mesmo apascentarei as             que o supremo Pastor Se
      Minhas ovelhas, diz o Se-               manifestar, recebereis a
      nhor Jeová.” Ezeq. 34:15.               imarcescível coroa de gló­-
                                                              ria.” I S. Ped. 5:4.
                                                              “Agora, porém vos conver­-
                                                              testes ao Pastor  (...) das
                                                              vossas almas.” 1 5. Ped. 2:25.

                  A Luz

23. “Jeová é a minha luz.” Sal.           23. “[Jesus] a verdadeira luz.”
      Sal. 27:1.                                         5. João 1:9.
      “Jeová será a tua luz perpé-             “Eu sou a luz do mundo.”
      tua (...)
. Isa. 60:19, 20.                   S. João 8:12.
“Deus é luz.” I 5. João 1:5.


                  Rocha, Pedra

24. “Jeová é a minha rocha (...)             24.           Refere-se a Cristo:
      Sal. 18:2.                                         “(...)ponho em Sião uma
      “Jeová (...) Rochedo da                   pedra angular eleita e precio­-
      nossa salvação.” Sal. 95:1.              sa.”
                                                              “E a pedra era Cristo.” I
                                                              Cor. 10:4.
                       Salvador

25. “Eu sou Jeová (...)  teu Sal-      25. “(...) o Salvador, que é Cris-­-
      vador (...)” Isa. 43:3 (49:26).          to Senhor.”  S. Luc. 2:11.
      “Eu sou Jeová, e fora de                  (...) grande Deus e Salva­-
      Mim não há salvador.” Isa.            dor Cristo Jesus.” Tito 2:13.
       43:11.

                   A Verdade

26. “Mas o Senhor Deus é a ver-    26. “(...) Respondeu-1he Jesus: Eu
       dade (...) Jer. 10:10.                        sou (...) a verdade.”  S. João
       “Deus é a verdade e não há             14:6.
       nEle injustiça.” Deut. 32:4.

                   Deus Imutável

27. “Eu, Jeová, não mudo.”                  27. “Jesus Cristo é o mesmo on­-
       Mal. 3:6.                                          tem, hoje, e para sempre.”
       “O Pai das luzes em quem               Heb. 13:8.
       não há mudança (...) S.
        Tia. 1:17.


                     O Justo

28. “Jeová é justo.” Sal. 129:4.      28. “Jesus Cristo, o Justo.” I S.
       “Justo é Jeová (...) Sal.                    João 2:1.
       145:17.                                                  “(...) a vinda do Justo.”
                                                              Atos 7:52.


                    Digno de Adoração

29. “Adorarás ao Senhor teu           29. “E todos os anjos de Deus
       Deus e só a Ele servirás.” S.            O adorem” [a Cristo].
Heb.
       Mat. 4:10; 5. Luc. 4:8.                    
1:6.
       “Adorai a Jeová (...) I                      “Ao nome de Jesus se dobre
       Crôn. 16:29; Sal. 96:9. “Não           todo joelho, nos céus, na ter-
       adorarás outro Deus.” Êxo.             ra, e debaixo da terra.” Fil.
       34:14.                                              2:10.


                     Onipotente

30. “Deus Todo-poderoso te                30. “Jesus disse-lhes: foi-Me da-
       abençoe.” Gên. 28:3.                       do TODO O PODER no céu
       (...)
 o  Todo-poderoso.”                                 e na Terra.” S. Mat. 28:18.
       Apoc. 1:8.

                     Eterno

31. “Abraão (...) invocou ali o              31. “(...) e Ele [Jesus] tem por
       nome de Jeová, o Deus                   nome (...)  Pai da ETERNI­-
       ETERNO.” Gên. 21:33.                   DADE (...) Isa. 9:6.
       (...) o eterno Deus (...)
                                           (...) suas origens são des­-
       não Se cansa (...)
 Isa. 40:               de os dias da eternidade.”
       28.                                                  Miq. 5:2.
                                                              “O que era desde o princi­-
                                                              pio.” I 5. João 1:1.
                        
                          Onipresente

32. “NEle [Deus] nós vivemos,      32. “[Cristo] Aquele que enche
       nos movemos e existimos.”            tudo em todas as coisas.”
       Atos 17:28.                                     VB; Efés. 1:3.
       “Jeová
(...) se subo aos céus              “Estou convosco todos os
       lá estás; se faço minha cama           dias até a consumação dos
       no mais profundo abismo,              séculos.” 5. Mat. 28:20.
       lá estás também.” Sal. 139:             “Onde estiverem dois ou três
       1, 8.                                                reunidos em Meu nome, ali
                                                             
estou no meio deles”. 5.
                                                              Mat. 18:20.


                       Criador

33. “Jeová que criou os céus         33. “Sem Ele [Cristo] NADA do
       (...)e formou a Terra
(...)“                           que foi feito se fez.” 5. João
       Isa. 42:5.                                         1:3.
                          
                            Onisciente

34. “Os olhos de Jeová estão em    34. “[Jesus] sabia o que era a
      todo o lugar, vigiando aos                natureza humana.” S. João
      maus e aos bons.” Prov.                  2:45.
     
15:3.                                                “Jesus conhecendo-lhes os
      Ler o Salmo 139, sobre Jeo-            pensamentos (...) S. Mat.
      vá.                                                   9:4.
      “Todas as coisas estão nuas            “Ele sabia quem era o trai-
      e patentes aos olhos dAque-            dor.” S. João 13:11.
      le com quem temos de tra-               (...) cinco maridos
tives­-
      tar.”  Heb. 4:13.                               te, e esse que agora tens não
                                                              é teu marido.” S. João 4:18.

                                        O Santo
       35.“Eu Jeová (...) sou Santo.”       35.             “Tu [Cristo] és o Santo de
       Lev. 19:2.                                       Deus.” VB, S. João 6:69.
       Também Isa. 6:3.                            “Negastes o Santo.” Atos
                                                              3:14.
                                                              “Possuis a unção que vem
                                                              do Santo.” I S. João 2:20.



Este cotejo poderia alongar-se, porém, nosso objeti­vo é demonstrar que as Escrituras, sem sombra de dúvida, identificam a Cristo como Jeová, e isto prova a Deidade de Cristo.

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...