Youtube

segunda-feira, 31 de março de 2014

DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO





FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

GENEOLOGIA DE ADÃO A ABRAÃO





FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

ANIMAIS DA BÍBLIA



FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

PRÍNCIPAIS CREDOS E CONCÍLIOS DA HISTÓRIA DA IGREJA - NICÉIA; FLORENÇA; TRENTO; VATICANO II




FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

PERCURSO DO JULGAMENTO À CRUCIFICAÇÃO DE JESUS



FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

MILAGRES DE JESUS







FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

PARÁBOLAS DA BÍBLIA







FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

FALSOS DEUSES DA ANTIGUIDADE



FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

sexta-feira, 28 de março de 2014

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A SÉTIMA PALAVRA




"Já era quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou." (S. Lucas 23:44 a 46).

Estas foram as últimas palavras de Jesus. A Sua missão chegara ao fim. As Suas últimas palavras foram: "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito."

Há quem diga que as pessoas morrem da forma como vivem. A vida de Cristo foi uma vida de entrega, de dependência e de submissão. E foi justamente isso que fez antes de morrer. "Pai – disse ele - Nas Tuas mãos entrego o meu espírito".

A Sua vida vitoriosa, os Seus atos vitoriosos, tudo, foi resultado de uma vida de total dependência do poder do Seu Pai. Que diferença em relação a nós, que tantas vezes pensamos e agimos como se fossemos autossuficientes!

Imagine se você tivesse que resumir todo o processo da salvação numa só palavra, que palavra usaria? Evangelho, Jesus, perdão, justificação, santificação? Que palavra usaria?

Um dia, o jovem rico aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: "...guarda os mandamentos".(Mateus 19:16 e 17)

O mesmo Jesus, em S. João 6:47 diz: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna." (S. João 6:47).

Nestas duas passagens parece que encontramos uma aparente contradição. Para ter a vida eterna, é preciso guardar os mandamentos ou crer em Jesus? Se isto não ficar claro, os cristãos dividir-se-ão em dois grandes grupos: aqueles que acham que o segredo da vida eterna é crer em Jesus, e aqueles que acham que o segredo da vida eterna é guardar os mandamentos.

Mas Jesus não veio para dividir os Seus filhos. Então como podemos nós entender que da boca de Jesus saíram estas duas declarações, aparentemente diferentes? O que é que Jesus estava a querer dizer?

Na segunda declaração, quando Ele disse: "Quem crê, tem a vida eterna" (João 6:47), Ele falou também: "Este é o pão que desce do céu..." (João 6:50). Mas diz mais: "...Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos." (João 6:53).

Está claro que cada um de nós precisa de crer para ser salvo. Precisamos crer para termos vida eterna. Mas além disso, precisamos de comer o Seu corpo e beber o Seu sangue. Aqui há duas figuras de linguagem interessantes: comer e beber.

Procure colocar um pedaço de pão na boca e diga-me: Quanto do pão comeu? Dê um gole de água  e diga-me: Que quantidade de água bebeu? A resposta é simples; todo o pão e toda a água. Quer dizer que se você crer em Jesus, é necessário crer em tudo. Não pode crer parcialmente. Deve haver uma entrega completa. O seu corpo, a sua alma, o seu espírito, a sua mente, as suas emoções, tudo, tudo mesmo necessita crer, mas não basta crer da boca para fora.

São Tiago diz no capítulo 2, verso 19:"... Até os demônios crêem e tremem." (Tiago 2:19).

Mas eles não serão salvos, sabe por quê? Porque eles crêem parcialmente. Olhando para o que Jesus diz: "Se quiseres ter a vida eterna, crê, mas come a Minha carne e bebe o Meu sangue." Quer dizer, crê completamente, crê inteiramente.

Pegando  no que Jesus disse ao jovem rico percebemos que o jovem ficou confuso com a declaração; não a compreendeu. Por que razão Jesus disse aquelas palavras ao jovem rico? Porque Jesus trabalhava com as pessoas levando-as do conhecido para o desconhecido. E aquele jovem rico tinha crescido numa igreja que só pensava nos mandamentos. Tudo o que ele conhecia eram mandamentos.

Jesus quis levar aquele jovem ao desconhecido, ao terreno da fé. Só que tinha que levá-lo a partir do conhecido. E como tudo o que ele conhecia era a lei, Jesus começou por aí. E o jovem afirmou: "Tudo isso tenho observado..." (Mateus 19:20).

E Jesus disse-lhe: "...Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me." (Mateus 19:21).

O que Jesus estava a tentar dizer-lhe era: "Filho, tu tens de entregar tudo se quiseres ter vida eterna".

Marcos capítulo 10, onde está esta história do jovem rico, no verso 13 está registada a história de quando as criancinhas correram para os braços de Jesus e os discípulos tentaram repreendê-las. Então Jesus disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus." (Marcos 10:14).

Depois tomou uma criança e disse: "...Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele." (Marcos 10:15).

Minutos mais tarde, disse ao jovem rico: "Vende tudo o que tens... e segue-me". Mas o que quer dizer tornar-se como uma criança?

Às vezes pensamos que, se queremos entrar no Reino dos Céus temos que nos tornar como crianças, quer dizer, temos que nos tornar inocentes, puros e limpos. Mas um adulto também pode ser puro, limpo e honesto. A pureza não é patrimônio das crianças. O que Jesus está querer dizer é que para entrar na vida eterna temos que aceitar Jesus como uma criança aceita o que os seus pais propõem por que elas dependem completamente dos seus progenitores.

Que alegria, estimado ouvinte, perceber que Jesus, nas últimss palavras proferidas da cruz, terminou com a vitória do mal sobre a humanidade.

Jesus conseguiu alcançar o grande objectivo divino que era pagar o resgate da vida humana, para que em breve voltasse a ser possível o encontro físico, permanente e eterno entre Criador e criatura.

Antes de homem e mulher pecarem, Jesus vinha diariamente ao jardim visitar e conviver com o par edénico. Em breve, no Céu, voltaremos a ter o privilégio de ver e ouvir o próprio Criador que na Cruz se tornou igualmente o nosso Salvador.

Quando Jesus voltar, estaremos diante do Ser Supremo deste Universo, Aquele que tem em Si mesmo a capacidade de ser Criador, Salvador e Rei.

Jesus voltará para vir buscar todos aqueles que durante a sua vida na Terra, aceitaram seguir Jesus; acreditaram que Ele é o Messias prometido e que na Cruz venceu o mal, oferecendo a todos os homens a salvação eterna. E se Jesus entregou o Seu espírito nas mãos do Pai, eis que este é também o nosso único caminho para alcançarmos a eternidade. Salomão escreveu: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Jesus entregou o Seu espírito por que confiou completamente no poder do Pai que O poderia voltar a trazer à vida.

Acredite estimado ouvinte que Jesus, trará de novo à vida todos aqueles que já dormem. Assim como o Pai despertou Jesus da tumba no primeiro dia da semana, Jesus acordará da tumba todos os que creram que Jesus é Criador, Salvador e Rei.

Viva com esta certeza pois muito em breve este fenómeno acontecerá, pois a hora da vida eterna está cada vez mais próxima deste mundo.

ORAÇÃO
Bom Pai, ajuda-nos a entregar o nosso espírito nas Tuas mãos para que um dia estejamos contigo no Céu. Amém.



FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon


AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A SEXTAPALAVRA





Já sem forças e aponto de sufocar, Jesus inclinou a cabeça, rendendo o Seu espírito ao Pai."

Hoje quero analisar consigo a expressão: "Está consumado". Ela quer dizer: está acabado, está completado. Jesus veio a esta terra com um propósito e para entendermos toda a missão do Mestre temos que ir primeiro ao Jardim do Éden. Deus, o Pai, criou o mundo em seis dias. Criou o sol, as estrelas, a lua, o mar, o firmamento, as árvores, os animais e finalmente, na sexta-feira, Ele criou o ser humano. E aquele dia, ao pôr-do-sol, diz a Bíblia que Deus o Pai, contemplou a obra da criação e exclamou: Está tudo muito bom. Está completo - está consumado. Significava que não havia mais nada a fazer. 

Todo o trabalho estava realizado e a criação era perfeita. Tudo estava no seu lugar; tudo como deveria ser; um mundo perfeito e harmonioso, e o ser humano para desfrutar de felicidade no meio da criação sem defeito. Depois de contemplar a maravilhosa criação, Deus descansou no dia de sábado, criando para o homem, um dia especial de comunhão entre a criatura e o Criador.

O inimigo de Deus, como se uma criança mal-criada se tratasse, diante de um quadro recém-acabado e com a tinta fresca, veio e colocou a mão, estragando quase por completo o quadro da criação. Num mundo onde não havia dor, ele colocou dor; onde não existia morte, ele colocou a morte; onde não existia traição, colocou a traição.

O quadro maravilhoso da criação arruinou-se completamente. Perante as lágrimas, a solidão, a tristeza, a morte, atraição e a desconfiança, Deus colocou mãos à obra, oferecendo o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna.

Deus não pôde permitir que o ser humano que Ele tinha criado com amor para ser feliz, vivesse para sempre envolvido em infelicidade, fome, sede, injustiça social ou pobreza. Nos Seus planos eternos Deus já tinha providenciado a obra maravilhosa da redenção.

Foi por causa deste terrível queda humana que Deus, o Filho, se torna homem e vem a esta Terra para realizar o trabalho de restauração. Foi Jesus quem teve que recriar, restaurar, redimir e salvar o que estava arruinado. Este foi um trabalho penoso, porque Ele teve de ensinar o ser humano a ser vitorioso no meio de um mundo turbulento.

Num mundo onde o pecado anda à solta, prejudicando, ferindo e destruindo vidas, nem tudo está perdido para aqueles que acreditam n’Ele.

Sempre que se encontrava com um leproso o toque da Sua mão maravilhosa deixava a pele desse leproso como a de uma criança recém-nascida. Dessa forma, Jesus mostrava que se alguma vez na vida espiritual, a nossa pele estiver a cair aos pedaços, podre pela lepra maldita do pecado, podemos ir a Jesus e o toque maravilhoso da Sua mão fará de nós um novo ser e uma nova criatura.

Um dia Jesus encontrou um cego que nunca tinha visto a beleza de uma flor; o toque maravilhoso da Sua mão abriu os seus olhos. Com este gesto Jesus quis dizer que se neste mundo não conseguimos fazer a diferença entre as coisas certas e as coisas erradas da vida, é porque somos cegos espirituais! Mas podemos ir a Ele pois a Sua mão maravilhosa abrirá os nossos olhos e nos mostrará uma nova dimensão da vida.

Ainda outra vez, Jesus cruzou-se com uma mulher pecadora que passava de mão em mão por todos os homens da cidade. Mas Jesus devolveu-lhe a dignidade e o respeito próprio. Ele veio a este mundo para restaurar o que o inimigo tinha deteriorado, para recriar o que estava quebrado, para salvar o perdido e para devolver a esperança a toda a raça humana.

Mas para isso era preciso pagar o preço da culpa humana, porque se o homem pecou, tinha de morrer. Não havia outro caminho. Porém, para que o homem se salvasse, nenhuma criatura, incluindo os anjos, podia morrer no nossolugar, porque nenhuma criatura tem vida própria. A única pessoa que podia morrer para salvar o homem era alguém que tivesse vida em si e que ao mesmo tempo pudesse morrer. Desta forma o pecado seria pago. A dívida humana seria paga e o homem poderia receber a salvação de graça. Por isso, Deus teve que se fazer homem e teve que morrer na pessoa de Jesus Cristo.

Éramos nós que merecíamos que nos cuspissem no rosto. Éramos nós que merecíamos que nos colocassem uma coroa de espinhos. Éramos nós que merecíamos as chicotadas nas costas até sangrar. Éramos nós que merecíamos morrer pregados numa cruz. Fomos nós que errámos.

Jesus morreu, e com Sua morte, terminou a Sua obra de salvação. Sofreu tudo o que podia sofrer, ensinou tudo o que podia ensinar, mostrou o caminho da salvação e numa sexta-feira à tarde Deus, na pessoa de Jesus, pregado na cruz do Calvário, olha para o quadro restaurado, salvo, reintegrado, refeito, sem que o homem estivesse condenado a viver num mundo de infelicidade e exclama: "Está tudo muito bom. Está completo. Está consumado!" Depois morre!

No sábado, Jesus descansou na tumba, mostrando-nos que o dia de repouso continuaria a ser o mesmo na semana, depois do Calvário.

Tudo, mas tudo mesmo, do que era necessário fazer para salvar a humanidade foi feito por intermédio de Jesus. Mas isto pouco vale para si se você não aceitar, se você não reconhecer que precisa de correr para os braços de Jesus.

Você e eu merecíamos morrer, mas Jesus subiu à montanha do Calvário para nos substituir. Na véspera, no Getsêmani, Jesus disse: "Pai, tenho medo de morrer. Se puderes passa de mim este cálice". Mas o Pai disse: "Filho, alguém tem de morrer para salvar o ser humano". E Jesus, olhando para nós disse: "Eu sei! Não importa o sofrimento, se é para salvar os meus irmãos, sofrerei."

Horas depois estava a ser pregado pés e mãos. Colocaram-Lhe uma coroa de espinhos e cuspiram no Seu rosto. Zombaram, gozaram, mas em silêncio suportou tudo por mim e por si.

Hoje, não precisamos de andar perdidos porque lá da cruz Jesus exclamou: "Está feito. Está consumado!" Só resta você aceitar. Abra seu coração agora e aceite Jesus espera por si.

ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado na cruz do Calvário pagaste o preço da nossa transgressão. Jamais teremos palavras para Te agradecer, mas… mesmo assim aceita o nosso muito obrigado pela paz da reconciliação que colocas no nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.


FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon


MAPAS DAS VIAGENS DO APÓSTOLO PAULO


1ª VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO





2ª VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO




3ª VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO





FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA




MAPAS BÍBLICOS ORIENTE MÉDIO


NAÇÕES ACTUAIS DO CRESCENTE FÉRTIL


DISPERSÃO DOS JUDEUS PELA DIASPORA NO NOVO TESTAMENTO


LUGARES ARQUEOLÓGICOS 




FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA
















MAPAS BÍBLICOS DA PALESTINA







MAPA DA PALESTINA ANTIGA


MAPA DA PALESTINA NO TEMPO DE CRISTO



ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA PALESTINA



DISTÂNCIAS ENTRE CIDADES DA PALESTINA NO NOVO TESTAMENTO


O REINO DE SAÚL


O REINO DE DAVID

REINO DO NORTE E DO SUL DIVIDIDOS



HERANÇA DE CANAÃ POR PARTE DE CADA TRIBO




FONTE: LIVRO MANUAL DO ESTUDANTE DA BÍBLIA







PESOS E MEDIDAS DA BÍBLIA





FONTE: LIVRO MANUAL PRÁTICO DO ESTUDANTE DA BÍBLIA

INSTRUMENTOS MUSICAIS NA BÍBLIA





Instrumentos Musicais na Bíblia

Harpa (Gn 4.21)
Alaúde (1 Sm 18.6)
Tamborins ou Adufes (1 Sm 18.6)
Flauta ou Orgão (Gn 4.21)
Trombelas de chifre de carneiro(Js 6.4)
Liras (1 Cr 16.5)
Címbalos (1 Cr 16.5)
Instrumentos de Corda (dedicações aos salmos tais como 4, 6 e 55)
Trombeta ou Buzina (Dn 3.5)
Cítara (Dn 3.5)
Gaita de Foles (Dn 3.5)

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...