Youtube

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ARREBATAMNTO SECRETO


Quando Jesus prometeu aos Seus discípulos: “Eu voltarei” (João 14:3), Ele criou uma esperança que têm ardido no coração de quase todos os cristãos por 2.000 anos. E, raras vezes desde o primeiro século dC tem esta esperança queimado mais intensamente nos corações dos cristãos do que hoje.

Esta esperança é escurecida, no entanto, por uma sombra. Segundo a Bíblia, um momento terrível de angústia, muitas vezes chamado de “tribulação” – terá lugar na Terra pouco antes da segunda vinda de Cristo. Por quase 1.800 anos, os cristãos acreditavam que todo o povo de Deus iria passar por essa tribulação. No entanto, cerca de 200 anos atrás, uma nova teoria foi proposta – que Deus levará os verdadeiros cristãos para fora do mundo e os transportará para o céu antes da Tribulação. Aqueles que ficarem para trás passarão pela Tribulação, durante a qual milhões de judeus serão convertidos ao cristianismo. A segunda vinda de Cristo ocorrerá no final da Tribulação.

A deportação dos santos para o céu antes da Tribulação é chamada de “arrebatamento”. Segundo os que defendem essa teoria, o arrebatamento será secreto no sentido de que, num primeiro momento, ninguém vai saber que ele ocorreu. Aqueles que são deixados para trás na terra só irão perceber que isso aconteceu quando eles se tornam conscientes de que muitas pessoas desapareceram de repente, sem qualquer razão. Uma série de filmes religiosos tentou retratar este arrebatamento nos últimos anos. Estes filmes mostram tipicamente pessoas espantadas perguntando o que aconteceu com seus amigos e entes queridos. Outra cena comum é a de carros desgovernados e aviões caindo, porque seus motoristas e pilotos foram “arrebatados”.

Em certo sentido, esta visão do fim do mundo poderia ser chamada de uma teoria dupla da segunda vinda, porque divide o retorno de Cristo para o nosso planeta em duas partes, o arrebatamento antes da Tribulação e a Segunda Vinda na sua conclusão. Neste artigo, examinaremos a evidência bíblica sobre o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo.
Quatro razões para rejeitar a idéia de um arrebatamento secreto



Um estudo cuidadoso da Bíblia sugere pelo menos quatro razões rincipais para rejeitar o ponto de vista de uma segunda vinda de Cristo em duas fases:
1. O vocabulário do Segundo Advento não oferece respaldo para tal ponto de vista



Nenhuma das três palavras gregas usadas no Novo Testamento para descrever o retorno de Cristo ou seja, parousia-vinda, apokalypsis-revelação, e epiphaneia-aparecimento, sugere um arrebatamento secreto antes da tribulação (muitas vezes chamado de “arrebatamento pré-tribulacionista”) como objeto da esperança cristã no Advento.

Os pré-tribulacionistas alegam que em 1 Tessalonicenses 4:15, Paulo usou a palavra parousia-vinda para descrever o arrebatamento secreto. Mas em 1 Tessalonicenses 3:13, ele usou a mesma palavra para descrever “a vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos” (NVI) – uma descrição, de acordo com os pré-tribulacionistas, da segunda fase da volta de Cristo. Em 2 Tessalonicenses 2:8, Paulo de novo emprega o termo parousia para se referir à vinda de Cristo que causará a destruição do anticristo – um evento que, de acordo com os pré-tribulacionistas, supostamente ocorrerá na segunda fase da vinda de Cristo (ver também Mateus 24:27, 38, 39). Da mesma forma, as palavras apokalypsis-revelação e epiphaneia-aparecimento, são utilizadas para descrever tanto o que os pré-tribulacionistas chamam de arrebatamento (1 Cor 1:7; 1 Tim 6:14) como o que chamam de Retorno, ou segunda fase da Vinda de Cristo (2 Tess 1:7-8, 2:8). Assim, o vocabulário da Bendita Esperança não propicia base alguma para uma distinção da volta de Cristo em duas fases. Seus termos são utilizados para descreverem um único, indivisível, pós-tribulacional Advento de Cristo que vai trazer salvação aos crentes e retribuição aos descrentes.
2. O Novo Testamento não contém traços de um secreto e invisível arrebatamento instantâneo da Igreja.



Na verdade, 1 Tessalonicenses 4:15-17, que dá a descrição mais notória do Segundo Advento, sugere exatamente o oposto. Ela fala que o Senhor desce do céu “dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus” . . . “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares”. “(versículos 16, 17).

A ”palavra de ordem”, ”a trombeta”, e o grande ajuntamento dos vivos e santos ressurretos dificilmente sugeriria um evento secreto, invisível e instantâneo. Pelo contrário, como tem sido freqüentemente apontado, essa talvez seja a passagem mais barulhenta da Bíblia. As referências a uma trombeta ressoando em paralelo com as passagens de Mateus 24:31 e 1 Coríntios 15:52 corroboram a natureza pública do Segundo Advento. Nenhum traço de um arrebatamento secreto pode ser encontrado em qualquer uma destas passagens.
3. As Passagens bíblicas sobre a Tribulação não oferecem suporte para um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja.



Em seu discurso no Monte das Oliveiras, Jesus falou da grande tribulação que irá preceder imediatamente a Sua vinda, prometendo que “por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”(Mateus 24:22). Argumentar que ”os eleitos” são apenas os crentes judeus e não membros da igreja é ignorar o fato de que Cristo estava se dirigindo a Seus apóstolos que representavam não só o Israel nacional, mas também a igreja em geral. Isto é confirmado pelo fato de que tanto Marcos como Lucas, que escreveram seus evangelhos para a Igreja gentílica, relatam o mesmo discurso (Marcos 13:20, Lucas 21).

Notável também é a semelhança entre a descrição de Cristo da Sua segunda vinda em Mateus 24:30, 31 e a de Paulo em 1 Tessalonicenses 4:16, 17. Ambos os textos mencionam a descida do Senhor, a trombeta que soa, os anjos acompanhantes e a reunião do povo de Deus. No entanto, os pré-tribulacionistas dizem que a passagem de 1 Tessalonicens descreve o arrebatamento antes da Tribulação, mas a passagem de Mateus descreve a segunda vinda de Cristo após a tribulação. O paralelismo entre as duas passagens indica claramente que o arrebatamento da Igreja não precede, mas, pelo contrário, segue-se à grande tribulação.
4. Por fim, Paulo e o livro do Apocalipse negam a noção de um arrebatamento secreto pré-tribulacional.



Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo refutou um equívoco que era predominante entre os cristãos de Tessalônica. Aparentemente, eles acreditavam que o dia do Senhor já tinha chegado. Para refutar esse equívoco, Paulo citou dois grandes eventos que devem ocorrer antes da vinda do Senhor, ou seja, a rebelião e o aparecimento do ”homem da iniqüidade” que perseguirá o povo de Deus (2 Tessalonicenses 2:3). Se Paulo esperasse que a Igreja fosse arrebatada deste mundo antes da tribulação causada pelo aparecimento do anticristo, ele dificilmente teria ensinado que os crentes veriam tal evento antes da vinda do Senhor.

O livro de Apocalipse trata dos eventos associados com a grande tribulação em maior detalhe do que qualquer outro livro do Novo Testamento, eventos tais como o aparecimento de uma besta que persegue os santos de Deus e o derramamento das sete últimas pragas (Apocalipse 8-16).

Embora João descreva estes eventos tribulacionais em grande detalhe, ele nunca menciona ou sugere um Advento de Cristo secreto e pré-tribulacional para levar embora a Igreja. Isto é tanto mais surpreendente tendo em conta o expresso propósito de João de instruir as igrejas a respeito dos eventos finais. Na verdade, João explicitamente menciona uma incontável multidão de crentes que passarão pela grande tribulação: “Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).

Os pré-tribulacionistas argumentam que esses crentes são todos da raça judaica, supostamente porque, durante os eventos descritos em Apocalipse 4 à19, a igreja não está mais na terra mas no céu. Este raciocínio é desacreditado, em primeiro lugar, pelo fato que em nenhum lugar João faz uma distinção entre os santos judeus e gentios, na Tribulação. Ao contrário, João afirma explicitamente que os crentes vitoriosos da Tribulação vêm “de toda nação, tribo, povo e língua “(Apocalipse 7:9). Esta frase ocorre repetidamente no Apocalipse para designar não exclusivamente os judeus mas inclusivamente muitos membros da família humana, independentemente da sua origem étnica ou nacional (Apocalipse 5:9; 10:11, 13:07, 14:6). Obviamente, Cristo não resgatou somente judeus, mas pessoas de todas as raças.

Em Apocalipse 22:16 Jesus reivindica ter enviado o Seu anjo a João “para testificar estas cousas à Igreja”. É difícil ver como as mensagens dadas pelo anjo a João poderiam ser um testemunho para as Igrejas se a Igreja não está diretamente envolvida nos eventos descritos nos capítulos 4 à 19, em outras palavras – na maior parte do livro.

O fato é que o Apocalipse descreve a Igreja como sofrendo perseguição por poderes satânicos durante a tribulação final mas não como sofrendo a ira divina. Como os antigos israelitas desfrutaram da proteção de Deus durante as dez pragas (Êxo. 11:7), assim o povo de Deus será protegido quando Sua ira divina cair sobre os ímpios. O Apocalipse representa essa divina proteção através de um anjo que sela os servos de Deus em suas testas (Apoc. 7:3) para que sejam protegidos quando a ira de Deus sobrevir sobre os impenitentes (Apoc. 9:4). Por fim, o povo de Deus será resgatado pelo glorioso Retorno de Cristo (Apoc. 16:15; 19:11-21). O apocalipse então, não retrata um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja, mas um Retorno pós-tribulacional de Cristo.

Em face das razões aqui discutidas, concluímos que o ensino popular de uma Vinda Secreta de Cristo para arrebatar a Igreja antes da tribulação final é desprovida de qualquer apoio bíblico. Tal crença torna a Deus culpado de dar tratamento preferencial à Igreja removendo-a da terra, deixando os crentes judeus a sofrer a tribulação final. As Escrituras ensinam que a Segunda Vinda de Cristo é um evento único que ocorre após a grande tribulação e será experimentada pelos crentes de todas as eras e de todas as raças. Esta é a Bendita Esperança que une “toda nação, e tribo, e língua e povo” (Apoc. 14:6).
Arrebatamento Atrasado



Quanto tempo se espera que levará para o desaparecimento maciço dos verdadeiros cristãos de todas as nações? Muitos acreditam que esse evento está iminente porque sua principal pré-condição, ou seja, o restabelecimento do Estado de Israel e a posse da antiga Jerusalém, já tiveram lugar.

De acordo com cálculos iniciais de Hal Lindsey, em seu livro “The Late Great Planet Earth”, esse arrebatamento secreto da Igreja já passou do prazo. Em 1970 ele predisse que “em quarenta anos desde 1948 [ano da formação do Estado de Israel], ou por volta disso, tudo isso poderia ter lugar. Lindsey calcula os “quarenta anos” da duração bíblica de uma geração e alega, com base na parábola da Figueira (Mateus 24:32-33) que a formação do Estado de Israel em 1948 assinala o início da última “geração” (Mateus 24:34) que verá primeiramente o arrebatamento, daí os sete anos de tribulação, e finalmente o Retorno de Cristo em glória. Sendo que o arrebatamento, de acordo com Lindsey e a maioria dos dispensacionalistas, ocorre sete anos (Daniel 9:27) antes do Retorno visível de Cristo em glória, já deveria ter ocorrido em 1981 ou 1982. O que isso significa é que o tempo já se esgotou para essas predições sensacionais, porém sem sentido.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O BOM SAMARITANO


O bom Samaritano


O texto começa a dizer que um certo doutor da lei querendo por Jesus à prova questiono-o.

É interessante ver que este homem não foi ter com Jesus com o intuito de aprender ou de saber mais daquilo que Jesus podia ensinar ele foi para por Jesus à prova.

Sabem irmãos muitos de nós também gostam de por Jesus à prova, como é que isto pode acontecer? Quando não aceitamos as suas verdades e de uma maneira obstinada confrontamo-las com a nossa própria vontade.

Para este doutor da lei Jesus ia ficar a perder, pois se respondesse segundo a lei, que vantagem serviria seguir a Jesus, se respondesse fora dos reclamos da lei era considerado um herege.

A pergunta foi “ Mestre o que farei para herdar a vida eterna”

Para este Homem a vida eterna era aquilo que de mais maravilhoso podia ter qualquer homem, para ele era muito importante. Mas ao utilizar o verbo fazer ele mostrava um pouco a sua filosofia de vida, para ele a vida eterna conquista-se por méritos próprios.

Foi então que Jesus o questiona, :- “ o que está escrito na lei? Como lês?”

Foi então que este homem responde eloquentemente (V 27)

Ele tinha compreendido bem o amor de Deus estava acima de tudo, a lei resumia-se no amor a Deus e ao próximo, muitas vezes pensamos que os fariseus e dos doutores da lei não viam nada a frente do nariz, ou seja que só viam as suas regras e nada mais, mas o que este texto nos mostra é que este doutor da lei sabia bem aquilo que era importante, para alem dos textos dos parágrafos, das virgulas das regras, ele tinha visto o conteúdo.

A certa altura nas sagradas escrituras o próprio Jesus elogiou a justiça dos escribas e fariseus.

Muitas vezes criticamos e esquecemo-nos que nós não somos melhores que eles, espero que Jesus possa também hoje elogiar a vossa justiça.

Jesus então felicita este homem e limita-se a dizer pois bem põem em prática e viverás.

Mas este homem não queria ficar por aqui ele estava disposto a colocar Jesus em maus lençóis.

Amar a Deus é fácil, pois sabemos que é, mas amar o próximo, tu que és muito esperto diz lá quem é o meu próximo?

Para nós talvez fosse fácil responder, ou seja o meu próximo pode ser qualquer ser humano, mas isso era uma resposta muito generalista talvez idealista.

Os rabis ensinavam que o próximo seria outro Judeu, mas mesmo isso não era bem claro, para os rabis havia diferença se fosse mulher ou homem, santo ou pecador, puro como impuro, um fariseu estrito ou um leproso imundo, se fosse publicano ou prostituta.

Já que és tão inteligente diz lá qual é o nosso próximo, faz lá um retrato de um a pessoa candidata a próximo e nos diga se a pessoa que esta ao nosso lado é um bom próximo a quem devemos amar ou um vil inimigo a quem podemos odiar.

Jesus não quis entrar por teorias nem teologias, ele é prático e por isso começa por contar a parábola que acabámos de ler a pouco.

Um homem é assaltado quando viajava e maltratado até a morte, fica como morto deitado numa estrada, por ali e por acaso passa um sacerdote e um levita que ignoram a sua situação passam ao lado e prosseguem o seu caminho.

Se os ladroes são os anti-próximos então este sacerdote e este levita são os não-próximos.

Embora constrangidos com aquele cenário tanto um como outro encontram uma escapatória para que a sua consciência não os acusasse, afinal lei é lei, não era permitido pela lei que estes oficiais do templo tocassem em cadáveres, eles não ajudam por comodismo ou por maldade, nem mesmo com medo que os ladrões por ali estivessem, eles só passam de lado porque a lei não permite que os oficiantes se contaminem com quer que seja.

Que estranho não é a mesma lei que a pouco dizia que devemos amar a Deus e ao próximo é invertida para justificar a atitude destes dois homens, para não amar nem reconhecer quem é o próximo.

Se formos a ver estes dois homens não fizeram nada de mal, não bateram, não roubaram, não despiram o homem. Simplesmente passaram de lado, podemos dizer que a sua atitude é de indiferença.

Talvez até tenham achado aquilo que fizeram ao homem foi muito mau, por isso vão avisar as autoridades para que ponham policias ali naquela rua,

Infelizmente o dever os chama, não há tempo a perder, aliás quem viaja sabe bem o que lhe pode esperar.

Por outro lado temos o Samaritano, na sua lei também o seu próximo não podia ser outro que não um do seu povo, mas o relato bíblico nos diz que ele se moveu de compaixão deste homem.

Ele possivelmente tinha os seus afazeres, os seus negócios, mas reagiu ao contrário, ele esquecendo-se de tudo, tentou como sabia curar as feridas e depois coloca o homem em cima do seu animal a fim de o levar daquele sitio.

Amar o próximo é colocar o outro na nossa vida fazer com que o outro faça parte do nosso futuro.

Talvez amar o próximo seja fácil, quando é alguém que amamos, mas quando é alguém que não amamos talvez se torne mais complicado, o próximo pode ser aquele que eu desprezo ou evito,   

Ou somos solidários com os que sofrem ou será o fim da nossa humanidade, com a quantidade de bandidos que andam ai pelo mundo se não queremos que se extinga os “Bons Samaritanos” não nos resta outra alternativa que seguir o que Jesus disse “ Vai e faz da mesma maneira” 





O BOM SAMARITANO


O bom Samaritano


O texto começa a dizer que um certo doutor da lei querendo por Jesus à prova questiono-o.

É interessante ver que este homem não foi ter com Jesus com o intuito de aprender ou de saber mais daquilo que Jesus podia ensinar ele foi para por Jesus à prova.

Sabem irmãos muitos de nós também gostam de por Jesus à prova, como é que isto pode acontecer? Quando não aceitamos as suas verdades e de uma maneira obstinada confrontamo-las com a nossa própria vontade.

Para este doutor da lei Jesus ia ficar a perder, pois se respondesse segundo a lei, que vantagem serviria seguir a Jesus, se respondesse fora dos reclamos da lei era considerado um herege.

A pergunta foi “ Mestre o que farei para herdar a vida eterna”

Para este Homem a vida eterna era aquilo que de mais maravilhoso podia ter qualquer homem, para ele era muito importante. Mas ao utilizar o verbo fazer ele mostrava um pouco a sua filosofia de vida, para ele a vida eterna conquista-se por méritos próprios.

Foi então que Jesus o questiona, :- “ o que está escrito na lei? Como lês?”

Foi então que este homem responde eloquentemente (V 27)

Ele tinha compreendido bem o amor de Deus estava acima de tudo, a lei resumia-se no amor a Deus e ao próximo, muitas vezes pensamos que os fariseus e dos doutores da lei não viam nada a frente do nariz, ou seja que só viam as suas regras e nada mais, mas o que este texto nos mostra é que este doutor da lei sabia bem aquilo que era importante, para alem dos textos dos parágrafos, das virgulas das regras, ele tinha visto o conteúdo.

A certa altura nas sagradas escrituras o próprio Jesus elogiou a justiça dos escribas e fariseus.

Muitas vezes criticamos e esquecemo-nos que nós não somos melhores que eles, espero que Jesus possa também hoje elogiar a vossa justiça.

Jesus então felicita este homem e limita-se a dizer pois bem põem em prática e viverás.

Mas este homem não queria ficar por aqui ele estava disposto a colocar Jesus em maus lençóis.

Amar a Deus é fácil, pois sabemos que é, mas amar o próximo, tu que és muito esperto diz lá quem é o meu próximo?

Para nós talvez fosse fácil responder, ou seja o meu próximo pode ser qualquer ser humano, mas isso era uma resposta muito generalista talvez idealista.

Os rabis ensinavam que o próximo seria outro Judeu, mas mesmo isso não era bem claro, para os rabis havia diferença se fosse mulher ou homem, santo ou pecador, puro como impuro, um fariseu estrito ou um leproso imundo, se fosse publicano ou prostituta.

Já que és tão inteligente diz lá qual é o nosso próximo, faz lá um retrato de um a pessoa candidata a próximo e nos diga se a pessoa que esta ao nosso lado é um bom próximo a quem devemos amar ou um vil inimigo a quem podemos odiar.

Jesus não quis entrar por teorias nem teologias, ele é prático e por isso começa por contar a parábola que acabámos de ler a pouco.

Um homem é assaltado quando viajava e maltratado até a morte, fica como morto deitado numa estrada, por ali e por acaso passa um sacerdote e um levita que ignoram a sua situação passam ao lado e prosseguem o seu caminho.

Se os ladroes são os anti-próximos então este sacerdote e este levita são os não-próximos.

Embora constrangidos com aquele cenário tanto um como outro encontram uma escapatória para que a sua consciência não os acusasse, afinal lei é lei, não era permitido pela lei que estes oficiais do templo tocassem em cadáveres, eles não ajudam por comodismo ou por maldade, nem mesmo com medo que os ladrões por ali estivessem, eles só passam de lado porque a lei não permite que os oficiantes se contaminem com quer que seja.

Que estranho não é a mesma lei que a pouco dizia que devemos amar a Deus e ao próximo é invertida para justificar a atitude destes dois homens, para não amar nem reconhecer quem é o próximo.

Se formos a ver estes dois homens não fizeram nada de mal, não bateram, não roubaram, não despiram o homem. Simplesmente passaram de lado, podemos dizer que a sua atitude é de indiferença.

Talvez até tenham achado aquilo que fizeram ao homem foi muito mau, por isso vão avisar as autoridades para que ponham policias ali naquela rua,

Infelizmente o dever os chama, não há tempo a perder, aliás quem viaja sabe bem o que lhe pode esperar.

Por outro lado temos o Samaritano, na sua lei também o seu próximo não podia ser outro que não um do seu povo, mas o relato bíblico nos diz que ele se moveu de compaixão deste homem.

Ele possivelmente tinha os seus afazeres, os seus negócios, mas reagiu ao contrário, ele esquecendo-se de tudo, tentou como sabia curar as feridas e depois coloca o homem em cima do seu animal a fim de o levar daquele sitio.

Amar o próximo é colocar o outro na nossa vida fazer com que o outro faça parte do nosso futuro.

Talvez amar o próximo seja fácil, quando é alguém que amamos, mas quando é alguém que não amamos talvez se torne mais complicado, o próximo pode ser aquele que eu desprezo ou evito,   

Ou somos solidários com os que sofrem ou será o fim da nossa humanidade, com a quantidade de bandidos que andam ai pelo mundo se não queremos que se extinga os “Bons Samaritanos” não nos resta outra alternativa que seguir o que Jesus disse “ Vai e faz da mesma maneira” 





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VERDADEIRA ADORAÇÃO


Se hoje eu vos perguntasse que pedido gostariam de fazer a Jesus o que vocês pediriam?

Ouvir as respostas dos irmãos"

Se hoje pudéssemos fazer essa pergunta ao rei David, eu tenho a certeza que a resposta que ele daria é aquela que está escrita no salmo 27:4

"Salmos 27:1-4
Anelo pela presença de Deus
Salmo de Davi O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. 
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: 

que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e aprender no seu templo."

Na linguagem hebraica sobretudo na escrita que encontramos nos livros poéticos que é o caso de salmos existe uma características na poesia que normalmente é transversal a todos, que é a particularidade que a segunda frase tem a mesma métrica da primeira frase.
Um ex: 1. 2. 3. 
             1. 2. 3. 
Mas é curioso que neste texto de David do inicio do versículo 4 isso não acontece, ou seja existe 1. 2. 3. E depois na segunda frase só existe o 1. 2. Seguido de uma pausa.
Esta pausa significa um suspiro, David expressasse neste texto dando a entender que aquilo que ele vai pedir ao senhor é o maior desejo do seu coração.
David diz: Salmos 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e aprender no seu Templo.

David aqui expressa aquilo que demais importante ele pediria a Deus, e isso seria poder viver na casa do Senhor todos os dias da sua vida.

Talvez possamos pensar que David ao dizer isto ele o faz por que se encontra longe do templo, ou seja ele escreveu este salmo quando andava pelo deserto fugido de Saúl.

David expressa o desejo de viver todos os dias da sua vida na casa do Senhor, não porque estava longe do templo mas  porque  estar na presença do Senhor era o foco da sua vida.

Sabem um bom hebreu ia ao templo 91 vezes durante o ano, mas aqui David expressa o desejo de viver todos os dias da sua vida na casa do Senhor.

David ansiava adorar a Deus, ele desejava estar na presença do Senhor a cada dia da sua vida.

Depois que David foi coroado rei, ele lutou para solidificar e aumentar o seu reino, ao fim de sete anos ele tinha as suas fronteiras bem delineadas e tudo estava tranquilo.

Um certo dia David estava no seu palácio que ficava num monte, e no outro monte em frente estava a tenda da congregação, o tabernáculo de Deus.
David olhou em frente e pensou, eu vivo num palácio e Deus mora numa tenda, numa barraca de lonas, eu vou construir uma casa para Deus. E diz a Biblia que Deus entra na conversa e pelo profeta Natã vem a resposta de Deus.
"2 Samuel 7:5
Vai e dize a meu servo Davi:Assim diz o SENHOR:Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?"..."2 Samuel 7:11
o SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa."

Uma casa na linguagem bíblica queria dizer uma dinastia, era pela descendência de David que o Messias viria ao mundo, Deus prometeu a David que o seu reinado seria estabelecido para sempre.
"2 Samuel 7:16
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre."


O profeta também dissera a David que ele não edificaria a casa pois tinha derramado muito sangue e que seu descendente o faria no seu lugar."1 Crônicas 22:7-9
Disse Davi a Salomão:Filho meu, tive intenção de edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus. Porém a mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo:Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença. Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranquilidade darei a Israel nos seus dias."

A verdade é que David não pôde realizar o sonho de construir uma casa a Deus, contudo não deixou de dar o maior contributo para que tudo estivesse organizado quando essa construção começasse.
Ele recolheu todo o ouro e prata necessários, ele providenciou toda a madeira, ferro, pedras, trabalhadores etc. o próprio desenho do templo foi David que desenhou, (1Cr 28:11-21) 
Até a liturgia do templo foi David que a compôs, 99 dos 150 salmos foi David que escreveu. Os Salmos eram o hinário do santuário. David escolheu Asafe como director da musica, e o próprio David construiu instrumentos musicais para serem usados somente no templo. David seleccionou o coral do templo, eram 4mil vozes "1 Crônicas 23:5
quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o SENHOR com os instrumentos que Davi fez para esse mister."

Imaginem David orientando tudo isto, o foco da vida de David era o santuário. 
"QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA"

Sabem que os Filósofos hoje dizem que existem três coisas que qualquer pessoa deve ter como fazendo parte do seu conhecimento básico.

BELEZA, VERDADE E BONDADE.

Lendo o livro 
Patriarcas e profetas cap 58 as escolas dos profetas. pág. 440 Ellen g. white diz:" Em vez de apelar para o orgulho e para a ambição egoísta, acendendo um espírito de rivalidade, esforçar-se-iam os professores por despertar o amor pela bondade, verdade e beleza — por suscitar o desejo de perfeição" 

Sabem para mim Ellen G. White não era uma Filosofa, era sim uma mensageira de Deus. E o mais interessante é que quando olhamos para este salmo existe precisamente um foque nestas três palavras. 

Salmos 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei:que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR"

A primeira palavra é beleza, esta palavra é rara na Bíblia, 

Quando a bíblia fala de beleza não está a falar de algo bonito, ela quando utiliza esta palavra é para nos deixar impressionados, é algo que muda a vida, é como ver a glória de Deus.

Não sei se ainda se lembram da altura que namoravam, com certeza a grande maioria de vocês gostava de trazer a foto da namorada ou do namorado na carteira, e quantas vezes essa carteira foi aberta para contemplar aquele ou aquela que nós estávamos a amar.

O que David esta a dizer aqui no salmo 27 é mais ou menos a mesma coisa, ele queria morar na casa do Senhor todos os dias da sua vida para contemplar a BELEZA DO SENHOR. 

Prezados irmãos e amigos, se hoje vimos à igreja e não contemplamos a beleza de Deus, então não louvámos o senhor.

Se hoje os irmãos vêm à igreja o culto termina os irmãos voltam para casa e os irmãos não viram a beleza de Deus, vocês não adoraram, simplesmente tiveram na igreja. 

A igreja é o lugar onde em primeiro lugar nós vimos para contemplar a beleza do Senhor.

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR"

Sabem existe pessoas que vêm à igreja por causa do pregador, e se naquele dia o pregador não foi tão feliz na mensagem, os irmãos pensam assim ( hoje o sermão foi chato) já ouviram isto? Foram pessoas que estiveram na igreja, mas não adoraram o Senhor. Porque em primeiro lugar nós vimos à igreja para contemplar a beleza do Senhor.

Prezado irmão, no céu nós vamos passar a eternidade contemplando a beleza de Deus. 

Jesus virá ter connosco e vai perguntar-nos: viste as flores hoje? Eu FI-las para ti. Tu hoje viste o põr do Sol,, eu fi-lo para ti. 

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR"

O texto continua e diz ainda " e aprender no seu templo" existe versões bíblicas que dizem "meditar no seu templo"

Mas aprender no seu templo é apalavra correcta, esta palavra também é rara e quer dizer cavar fundo.

Prezado irmão nós vimos a casa do Senhor para contemplar a Sua beleza e aprender no seu templo. 

Se hoje veio a igreja contemplou a beleza do Senhor, mas não aprendeu nada no seu templo, então o irmão não adorou. 

A verdadeira adoração acontece quando nós aprendemos alguma coisa sobre Deus e vemos quão grande ele é

Sabem normalmente o louvor é feito no inicio do culto, mas o mais correcto é que ele fosse feito no final, nós aprendemos tanto de Deus que o nosso coração explode de alegria e louvor e o nosso desejo é engrandecer esse maravilhoso Deus. 

David queria aprender sobre Deus no seu templo, quem é Deus para si irmão? Aprender sobre Deus é descobrir sobre sua verdade, 

Ilustração :
Imaginem-me como um grande empresário, e os meus negócios estão a crescer tanto que eu resolvo expandi a minha empresa, decido ir ao Brasil abrir filiais. 
Antes de sair, eu nomeio na minha empresa um director presidente, e um director financeiro, e determino responsabilidades para eles, e então resolvo partir com a minha família por um período de seis meses.

Depois desses seis longos meses a minha empresa esta bem estabelecida no Brasil e eu resolvo voltar a Portugal, deixo a família em casa e depressa vou à empresa saber como estão as coisas. 
Ao chegar apercebo-me que as coisas não parecem ter corrido muito bem, na minha ausência. A relva tinha crescido até à altura da janela, eu entro e a recepcionista estava de pernas cruzadas limando as unhas e mascando chiclete. Pergunto-lhe pelo director presidente, e ela responde que ele se encontra na sala do director financeiro. Quando entro na sala do director financeiro, apercebo-me que ambos estão a jogar uma partida de xadrez. Convido o director presidente para vir à minha sala e apercebo-me que o meu escritório foi transformado em sala de tv para os empregados não perderem a novela do almoço. 
Pergunto então ao director presidente o que se estava a passar por aqui, e ele responde que estava tudo bem. Como está tudo bem, pergunto eu, por acaso vocês receberam as minhas cartas? sim nós recebemos, vocês receberam os meus emails e os meus fax's? Sim. Então o que vocês fizeram com aquilo que eu vos mandei? Bem nós reunimos os funcionários e Lemos para eles. Sim e daí:-alguns gostaram tanto das suas cartas e correspondência que começaram a pedir cópias. :- Sim e daí? Alguns gostaram tanto que resolvemos marcar cultos especiais, nós marcámos reuniões ao domingo à noite, quarta feira à noite, sábado pela manhã para estudar as suas cartas. Sim e daí? Alguns gostaram tanto que começaram a decorar frases da sua correspondência. Sim e daí, o que fizeram com os ensinamentos que vos transmiti ali? Não fizemos nada...

Percebem prezados irmãos? O que está escrito não é para ser lido, o que está aqui não é para ser estudado o que está na Bíblia é para ser vivido. 

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR E APRENDER NO SEU TEMPLO."

Quando vimos a casa de Deus contemplamos a sua beleza e aprendemos quão grande o nosso Deus é, são tantas as verdades que aprendemos sobre Deus nas sagradas escrituras, que a nossa vida se transforma, as pessoas olham para nós e percebem a diferença, nós estivemos na presença de Deus. 

Onde pois nós encontramos a terceira palavra? Vejamos no verso 13

"Salmos 27:13
Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes."

Eu verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. 

Querido irmão hoje veio à igreja contemplou a beleza de Deus, aprendeu no seu templo, agora a bondade de Deus deve-se manifestar na terra dos viventes.

Alguns vêm ao sábado à igreja e na segunda feira eles continuam a agir de forma desonesta em seus negócios, ele apenas esteve na igreja, ele não experimentou a presença de Deus, ele não se assentou aos pés o Salvador. 

A verdadeira adoração só acontece quando a bondade o Senhor se manifesta na terra dos viventes. 

A bondade na terra dos viventes acontece quando as pessoas olham para nós e apercebem-se que estivemos na presença do Senhor. 

Isto é adoração, adoração é estilo de vida, adoração não é onde você esteve, mas quem você é

Alguns jovens vêm a igreja sábado de manha e à noite vão namorar como querem, eles simplesmente tiveram na igreja, eles não adoraram, 

A verdadeira adoração só começa quando o culto termina, as pessoas olham para a nossa vida e dizem, aquele homem, aquela mulher esteve na presença de Deus.

"UMA COISA PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR E APRENDER NO SEU TEMPLO."

David não podia terminar este salmo da melhor maneira, vejam o que ele diz:
"Salmos 27:14
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR."

David termina este Salmo, falando de esperança, espera no Senhor. Espera na Bíblia não é o mesmo que falar em espera na fila do banco. Espera na Bíblia é igual aquele que se coloca na ponta dos pés para poder ver melhor. A esperança da Bíblia é igual à promessa de um pai que uma semana antes promete ao seu filho que ele vai com ele a um parque de diversões. A criança não fala de outra coisa, não dorme a pensar nisso, ela fica ansiosa em expectativa, é essa postura daquele que espera no Senhor.

Para terminar este sermão, gostaria que os irmãos me acompanhassem nesta última parte.

Nós vimos que o maior desejo de David era VIVER NA CASA DE DEUS TODOS OS DIAS DA SUA VIDA. 

Quando estudamos a forma e a arquitectura do santuário terrestre, vemos que o lugar santo era o dobro do tamanho do lugar santíssimo, ou seja, o lugar santíssimo tinha a forma de um cubo e media sensivelmente 5 metros de cada lado e também de altura, era um cubo perfeito. 

Quando canoa a apocalipse no capítulo 21 diz-nos o apóstolo João que viu a nova Jerusalém descer do céu, e foi lhe indicado as medidas da mesma, ele percebeu que ela era um cubo perfeito de 12 mil estádios de cada lado. (cerca de 2400km) e também de altura. Nesta descrição é lhe dito o seguinte: 

Apocalipse 21:22
Nela, não vi santuário...
Nesta cidade João percebeu que ela não tinha santuário, isto porque: ... o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo- Poderoso, e o Cordeiro.

Aquilo que percebemos é que a nova Jerusalém é o lugar santíssimo, e que aquilo que o rei David se estava a referir quando diz: UMA COISA PEÇO AO SENHOR E A BUSCAREI, QUE POSSA VIVER TODOS OS DIAS NA CASA DO SENHOR.

simplesmente ele ansiava pelo dia em que para sempre estaria com o seu Senhor.

Queridos irmãos este era o maior desejo do rei David, qual é o teu maior desejo?












VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...