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domingo, 14 de outubro de 2012

COISAS LOUCAS DESTE MUNDO




Gostaria de vos apresentar 3candidatos a futuros membros de igreja, com qual deles nos sentiríamos mais avontade, para o aceitarmos como nosso amigo e irmão na fé?
1-   CANDIDATO – Foi assassino e fugitivo, passando por momentosdepressivos e com complexo de inferioridade.
2-   CANDIDATO – Alguém temeroso, que se apoia na mentira, renegandoa família, tendo relações extra-conjugais.   
3-   CANDIDATO – Boa reputação, pessoa motivada, influente ,responsável e humanitário.
 Com certeza que em relação aos dois primeiros iríamossentir alguma dificuldade, pois as suas características não sãos as melhores, oúltimo à partida dava-nos mais garantias.

A titulo de curiosidade os CAMDIDATOSescolhidos seriam:
1-   MOISÈS- (ASSASSINO:ÊXODO 2:12-15; DEPRESSIVO: NÚMEROS 11:15; COMPLEXO DE INFERIORIDADE: ÊXODO 3:13.)   
2-   ABRAÃO – (TEMEROSO EMENTIROSO : GÊNESIS 12:13-GÊNESIS 26:7; RENEGANDO A FAMÍLIA: GÊNESIS 22:10  ; RELAÇÕESEXTRA-CONJUGAIS: GÊNESIS 16:4)
3-   JUDAS – (BOAREPUTAÇÃO: JOÃO 13:28-29; MOTIVADO: LUCAS 10:17; INFLUENTE: MATEUS26:14-15; RESPONSÁVEL: JOÃO 13:29; HUMANITÁRIO: JOÃO 12:4-5;

Este tipo de raciocínios é habitual emnós ser humanos, todos os dias fazemos uso de padrões psicológicos que fomosadquirindo ao longo dos anos que, se por um lado nos ajudam a tomar decisõesque visam a nossa protecção e bem-estar, por outro bloqueiam a nossa capacidadede ver mais além, ou então de correr riscos.  

Esta é a grande diferença entre aforma como nós olhamos para o que nos rodeiam e a forma como Deus olha. Não épor acaso que Deus diz em I Samuel 16:7
7 Porém o SENHOR disse aSamuel: Não atentes para a sua aparência,nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê ohomem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

Já não pergunto se alguma vez julgámosalguma coisa ou alguém pela aparência, visto que todos nós já cometemos esseerro, mas o que dizer se isso passa a ser o habitual na nossa vida!

Por incrível que pareça a bíbliarelata-nos a história de um profeta que se enganou pela aparência, e por causadisso houve uma repreensão da parte de Deus. Esse profeta chamava-se Samuel.

Deus tinha rejeitado Saul como rei deIsrael e pediu ao profeta para ir a casa de Jessé e ungir ali o futuro rei. Podemosver esse relato em: I Samuel 16:1-3:
1 Disse o SENHOR a Samuel:Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobreIsrael? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita;porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.
 2 Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul osaberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vimpara sacrificar ao SENHOR.
 3 Convidarás Jessé para o sacrifício; eu temostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te designar.

Quando Samuel se aproximou de Jessé,apercebeu-se que havia ali um dos seus filhos que se sobressaia a todos osoutros, o seu nome era Eliabe.

Embora não saibamos concretamente oque levou o profeta Samuel a pensar que aquele seria o ungido do Senhor, é bemprovável que ele se tenha deixado enganar por algumas características físicas ouintelectuais deste homem.

Queridos amigos, hoje vivemos numasociedade que super valoriza a aparência, e a nossa tendência é catalogarmos aspessoas mais pelo parecer do que pelo ser.

Lembro-me quando era um jovemadolescente, fui contagiado pela moda, e lembro-me de um dia combinar com mais3 amigos e irmos comprar um par de calças que estava na moda. Essas calçastinham a particularidade de serem bastante largas. Comprei-as e usava-as, massem gostar do estilo, fazia-o porque todos vestiam, achavam COOL. Assim podiapertencer ao grupo, assim não era criticado, assim fazia-me sentir maisatraente ao sexo feminino.

Hoje olho para trás e riu-me do papel ridículoque fazia. Hoje tenho o discernimento de analisar e perceber que embora o mundocatalogue as pessoas pela aparência, essa não deve ser a postura de um Cristão.

Querido amigo, tens lutado e te sacrificadopara mostrares algo que não és? Compras-te um carro caro só para passares aimagem que até tens alguma coisa, ou para não te sentires inferiores aoscolegas de trabalho? E roupa? Será que estamos a deixar contas por pagar, parairmos com uma roupa diferente cada dia para o nosso trabalho? Ou andas a mentirpara mostrares aquilo que não és?

Posso dizer-te que não vale a pena,mais tarde ou mais cedo a máscara cai, e depois a vergonha vai acompanhar-te.

Será que andas a esconder que tenspais pobres? Que nunca foste casado? Que és um bom marido ou uma boa mulher, ouque és um bom membro de igreja, espiritual, consagrado?

Se existe algo que me entristece naigreja, é ver membros ou dirigentes espirituais, que constantemente querempassar uma imagem santificada, estão sempre a dizer que acordaram às seis damanhã e tiveram um encontro com o Senhor, que estão sempre a orar, que amammuito os irmãos. Pessoas que estão sempre a mostrar as boas obras que fazem, mas fazem-no sempre dando uma imagem espiritual.

Queridos amigos, aquilo que vosgostaria de dizer, é que não há necessidade de dizermos se somos ou fazemos, osoutros vão perceber. Aqueles que têm necessidade em dizer é porque não o são. Essesvivem da aparência.

Eliabe podia ter uma boa aparência masnão tinha aquilo que Deus procurava. E o que dizer dos restantes filhos deJessé? I Samuel 16:8-10
8 Então, chamou Jessé aAbinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu oSENHOR.
 9 Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samueldisse: Tampouco a este escolheu o SENHOR.
 10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhosdiante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes.

Sete dos filhos de Jessé desfilaramdiante o profeta, mas nenhum era o escolhido de Deus, foi então que aquelafamília se lembrou que havia ainda um outro elemento que não tinha sido levadoem conta. O filho mais novo, de nome David.

O pai de David tinha se esquecidodele, é bem provável que David fosse a ovelha negra da família, aquele quetinha de fazer o trabalho que os outros não faziam, aquele que quando falavaera logo mandado calar, aquele que era inferiorizado pelos seus irmãos.

É aqui que Deus vê de forma diferente,Deus não dá importância à aparência, à classe social, à competência, àinteligência. Deus não escolhe como o homem escolhe!

Se hoje eu sou Cristão, não é porqueeu escolhi Deus, mas sim porque Ele me escolheu!
Se hoje sou o homem que sou, devo-oa Deus, Ele escolheu-me para viver uma vida diferente, para me tornar uma pessoadiferente. Como é que eu seria se eu simplesmente tivesse rejeitado essechamado?

Querido amigo como te sentes hoje? Achasque não tens valor? Achas que existem pessoas mais aptas do que tu paratrabalharem na obra do senhor? Achas que não tens nenhum DOM? então lembra-tede David, ele também não era visto como o melhor, mas foi o escolhido de Deus.

Quem era David?
I Samuel 17:28
28 Ouvindo-o Eliabe, seuirmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, edisse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas nodeserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para vera peleja.”   

Pelos vistos ele era mesmo detestadopelos seus irmãos, havendo neles preconceitos que dificilmente podiam seresquecidos.

I Samuel 17:33
33 PorémSaul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; poistu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.

Era um jovem sem experiência, segundoo qual estava inapto para ocupar um lugar de responsabilidade.

I Samuel 17:38-39
38 Saul vestiu a Davi dasua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de umacouraça.
 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura eexperimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Nãoposso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

David era fisicamente fraco, nemconseguia carregar com uma armadura.
Tudo isto não abonava a favor deDavid, acreditem que este jovem tinha razões para se queixar, ou serdepressivo, complexado, ou simplesmente para se achar um incompetente. Mas felizmentehavia algo que permitia que ele fosse um jovem equilibrando. Podemos ter um vislumbredisso no versículo 37.

O teu servo matou tanto oleão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquantoafrontou os exércitos do Deus vivo.
 37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou dasgarras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então,disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.

O segredo de David estava no Deus deIsrael, um Deus presente na sua vida, e que o protegia e resolvia os seusproblemas. David era um jovem confiante naquilo que Deus podia fazer atrevesdele.

45 Davi, porém, disse aofilisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém,vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel,a quem tens afrontado.

David ia enfrentar um gigante, alguémque humanamente era mais forte, mais experiente e aparentemente invencível. Ou Davidera louco, ou ele depositava as suas vitórias no seu Deus. O segredo de Davidera sem dúvida a sua FÈ e a sua humildade, sabia que não era nele que residiaa força, e por isso deixava-se guiar pelo seu maravilhoso companheiro e amigo, o seuDeus.

Um dia Jesus disse que para entrarmosno reino dos céus temos que nos tornar como crianças, isto no sentido em que,assim como uma criança depende dos seus pais para viver, assim deveríamos nósdepender de Deus. David tinha esta experiencia com Deus, e aquilo que Deusdeseja para todos os seres humanos é que eles compreendam que da mesma formadevem depender d’Ele a cada momento.

I Coríntios1:26-29
26 Irmãos, reparai, pois,na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne,nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisasloucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundopara envergonhar as fortes;
 28 e Deus escolheu as coisas humildes domundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
 29 a fim de que ninguém se vanglorie napresença de Deus.

FIM

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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FOGO ESTRANHO




ILUSTRAÇÃO:
Conta-se a história de um homem quetinha um barco de madeira em mau estado, e como se estava a aproximar as fériasdo verão resolveu pedir a um pintor para o pintar, visto que os seus filhosgostavam de passar algum tempo a pescar no lago. Acordaram um valor e otrabalho ficou feito. No dia seguinte o pintor apercebeu-se que o dono do barcotinha parado à frente da sua casa, achou estranho e perguntou se o trabalhotinha ficado mal feito, ainda estava a fazer a pergunta quando o dono do barcotira da sua carteira uma mão cheia de notas, pondo-a nas mãos do pintor eagradecendo-lhe pelo excelente trabalho que realizara. Como assim: - pergunta opintor? O senhor já pagou o preço justo pelo trabalho que realizei, nãoacordámos um valor tão elevado. Pois é, respondeu o homem, mas devo-lhe a vidados meus filhos. Quando lhe pedi para pintar o barco esqueci-me de lhe pedirpara concertar um buraco que o barco tinha, quando hoje cheguei a casa do meutrabalho apercebi-me que o barco não estava na garagem, corri rapidamente parao lago a fim de evitar uma tragédia, e quando lá cheguei compreendi que nada demal tinha acontecido aos meus filhos, fui verificar o que tinha acontecido epercebi que o senhor não só pintou o barco como arranjou o buraco que o barcotinha, esse pequeno gesto salvou a vida dos meus filhos. 

Quantos de nós estamos atentos àspequenas coisas? Quantos de nós dão valor aos detalhes? Por vezes esquecemosque pequenos gestos, pequenas atitudes, pequenas decisões fazem toda adiferença na nossa vida.

Gostava de convidar-vos a ler o texto de Êxodo38:21.

“21 Esta é a enumeração dascoisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do Testemunho, segundo, porordem de Moisés, foram contadas para o serviço dos levitas, por intermédio deItamar, filho do sacerdote Arão.”

Este texto fala-nos de Itamar ofilho de Arão o sacerdote, pelo que nos apercebemos Itamar tinha como função acontagem das peças pertencentes ao tabernáculo , era ele que sabia quantaspeças compunham toda a tenda sagrada. 
Sempre que esta era desmontada e tornadaa montar, era Itamar que fazia essa contagem, nada podia faltar nem falhar,cada peça era importante.

Imaginem as inúmeras peças que deviaser contadas, das maiores às mais pequenas, Itamar tinha a responsabilidade detodas as peças, mesmo a mais pequena era sagrada e importante.

Qual de nós é que queria estetrabalho? Somos homens e mulheres quedão importância aos detalhes? Se sim, parabéns. Se não, tentemos perceberaquilo que o Senhor nos quer mostrar hoje.

Arão tinha 4 filhos, Itamar era omais novo, depois temos outro de nome Eleazer, estes menos conhecidos e os maisvelhos e mais conhecidos de nome Nadab e Abiú. Podemos ler em Levítico 10:1-2.

“Nadabe e Abiú, filhos deArão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este,incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes nãoordenara.
 2 Então, saiu fogo de diante do SENHOR e osconsumiu; e morreram perante o SENHOR.“

Vejam, Nadab e Abiú eram dois homensbastante privilegiados, eles eram filhos do sacerdote Arão, eram tambémsobrinhos do grande profeta de Deus e líder do povo, Moisés. Tinham visto aforma como Deus tinha actuado com os egípcios, como milagrosamente tinhamescapado através do mar vermelho. Tinham presenciado, a entrega dos 10 mandamentos,e finalmente, eles próprios foram consagrados ao sacerdócio, podemos ver issoem todo o capítulo 8 de Levítico.

“30 Tomou Moisés também do óleo da unção e dosangue que estava sobre o altar e o aspergiu sobre Arão e as suas vestes, bemcomo sobre os filhos de Arão e as suas vestes; e consagrou a Arão, e as suasvestes, e a seus filhos, e as vestes de seus filhos. ”
   
Infelizmente apesar dos privilégiose das bênçãos que estes homens tiveram, eles acabaram por negligenciar aquiloque pertencia à natureza sagrada. Diz o texto, que morreram porque trouxeramfogo estranho à presença do Senhor.

Deus tinha já dado informações, sobre como ascoisas deviam funcionar dentro do tabernáculo, havia regras especificas poiselas preconizavam princípios que Deus queria que o povo conhecesse, uma dascoisas mais importantes que Deus quis mostrar ao povo é que o sagrado não sepodia misturar com o profano,  
Vamos ler em Êxodo 30:7-9.

“7 Arão queimará sobre ele o incenso aromático;cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará.
 8Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incensocontínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações.
 9 Nãooferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem ofertas demanjares; nem tampouco derramareis libações sobre ele. ”

O que é isto de fogo estranho? Umdos episódios que nos ajuda a perceber a diferença entre o que é sagrado eprofano diante Deus. O texto de Génesis 4:3-5 diz-nos o seguinte:

“3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxeCaim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
 4 Abel,por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-seo SENHOR de Abel e de sua oferta;
 5 aopasso que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira,Caim, e descaiu-lhe o semblante. ”

A experiência destes dois filhos deAdão caracteriza-se sobretudo por aquilo que cada ofereceu a Deus. Sabemos queAbel ofereceu o cordeiro (que era símbolo de Jesus Cristo) enquanto Caimofereceu o melhor daquilo que tinha tirado da terra. A oferta de Abel foiaquela que Deus tinha pedido e a oferta de Caim aquela que ele achou que erabom dar. Poderemos então dizer que a primeira oferta foi em obediência a Deus, enquantoa segunda foi segundo o desejo pessoal.

(Gostava de salientar dois pontosimportantes nestas ofertas. A primeira é que não temos nenhuma indicaçãobíblica em Génesis que Deus tenha especificado a estes dois irmãos que tipo deoferta devia ser levada perante ELE, simplesmente quando a bíblia diz que Deusse agradou da de Abel e não a de Caim é porque possivelmente essa especificaçãotinha sido dada, poderemos também pressupor isso com todo o ritual do santuárioque é dado mais tarde.. O segundo ponto que gostava de evidenciar, foi Caim tertrazido as melhores frutas, não existe nada que indique que elas não podiam seraceites por Deus, pois Deus aceitou mais tarde produtos da terra pela oferta dopecado Ver Levitico 5:11-12 . pensoque o problema para esta não ter sido aceite não tem tanto a ver com a forma,ou seja se é cordeiro ou é fruta mas sobretudo pelo conteúdo, ou seja quesentimento ia dentro de um e dentro de outro quando a fizeram esta oferta aoSenhor. É bem provável que Abel viesse despojado do seu EU, enquanto Caim vinhapresunçosamente diante de Deus. )

Poderíamos então dizer que o fogoestranho para Deus é quando Deus não se revê na nossa adoração.
Em Levítico 10:9-11 Deus especificamelhor esta ideia:

“Vinho ou bebida forte tu e teus filhos nãobebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais;estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
 10 parafazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo
 11 epara ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes temfalado por intermédio de Moisés. ”

Aqueles que Deus tinha designadocomo dirigentes espirituais do povo, deviam ser um exemplo, não brincando nembanalizando as coisas sagradas, eles deviam praticar e ensinar o povo aquiloque Deus tinha especificado para todos. O objecto era que o nome de Deus fossehonrado e glorificado entre os homens. Algo que dirigentes espirituais tinhamperdido na época do profeta Ezequiel. Ler Ezequiel 22:26.

“26 Os seus sacerdotes transgridem a minha lei eprofanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazemdiferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem osolhos; e, assim, sou profanado no meio deles. ” 

Nadab e Abiú trouxeram outro fogo âpresença do Senhor, talvez um fogo que eles próprios produziram. Muitas vezesagimos também como estes dois homens quando nos encontramos a ministrar apalavra do Senhor. Já se perguntaram, que fogo estranho ultimamente têm trazidoà presença do Senhor? 

- Como é que temos vindo vestidos àpresença do Senhor? Só este assunto daria para fazer um sermão, infelizmenteexistem muitos membros de igreja que desonram Deus na forma como escolhem a suaindumentária, conseguem tirar a atenção da congregação de Deus para sipróprios, existem senhoras que conhecendo o ponto fraco dos homens, econhecendo os seus próprios atributos. Trazem à presença de Deus fogo estranho.Deus deixa de ser honrado, e por isso a adoração abominável. Gostamos de imitaro mundo, mas a palavra de Deus diz que não é possível misturar o sagrado com oprofano, se isso acontecer será com grande dano para o próprio adorador.

- Que conversas tenho tido dentro dacasa do Senhor? Muitas vezes é transforma-se num salão de mexeriqueiros emaldizentes, falamos mal de tudo e de todos, falamos das compras das novelas.Avaliamos o pregador, ou os que oficiam, criticamos o que não gostamos etc. Seráque incendiado a igreja com este fogo estranho ao Senhor?

- E a música que oferecemos? Temoscantado para o espectáculo? Para evidenciarmos as nossas vozes? Para sentirmosa admiração dos outros? Como é que fazemos a escolha da música que cantamos naigreja, fazemos para louvar a Deus ou para exaltarmos as nossas capacidadesvocais? Existe o cantar na igreja e o louvar na igreja, qual dos dois fogostemos colocado dentro do nosso incensário?

- Poderemos também falar nareverência, o que dizer do burburinho enquanto o pregador expõe a palavra deDeus. E o ficar de fora da igreja enquanto as coisas sagradas estão a serpartilhadas lá dentro. Temos preparado as nossas crianças para compreenderem olocal onde se encontram? Ou simplesmente deixamo-las entregues as si mesmas?Respeitamos a ordem de saída? Seguimos as indicações dos diáconos? Ousimplesmente agimos da forma que nos apetece?

- E o que dizer do cargo quedesempenho, faço-o dando o melhor de mim, ou simplesmente ali estou paracumprir horário? Estou comprometido com a missão, ou simplesmente aceito asfunções como uma mais-valia para o meu status espiritual, ou carreira deigreja? E quando desempenho esse cargo evidencio as minhas qualidades,inteligência, capacidades, ou estou ao dispor do mestre para me deixarcapacitar por ELE?

- Finalmente não posso esquecer amotivação que me trás ao culto, será que vou à igreja para aprender, e adorar aDeus, ou vou para ver os amigos, e pôr a conversa em dia? Vou à igreja com ointuito de me relacionar ainda mais com Jesus, ou vou lá e nem estou disposto aouvi-lo? Finalmente que fogo estranho trago eu à presença de Deus?
Provavelmente muitos de vós estão apensar, que não devem ser assim tão maus, pois se fossem maus e trouxessemassim tanto fogo estranho Deus já os tinha destruído. Sabem queridos amigos, averdade é que aquilo que aconteceu com Nadab e Abiú devia ser uma chamada deatenção para cada um de nós, aconteceu com eles, e aconteceu com Ananias eSafira no inicio da igreja. Foram duas chamadas de atenção para o povo de Deusque se estava a constituir. Hoje podemos não cair mortos no chão quando levamosfogo estranho a Deus mas a verdade é que ao seguirmos esse caminho, o nossodestino não será muito diferente daquilo que aconteceu no passado a estaspessoas.
A bíblia diz-nos que se ainda nãofomos destruídos foi por causa da misericórdia de Deus. Ele continua achamar-nos e a oferecer-nos oportunidades atrás de oportunidades.
Voltemos a Itamar, como vimos noinicio ele também era filho de Arão, ele também tinha sido consagrado à obra doSenhor, mas ele optou por outro caminho. Vimos que a sua função era contar cadapeça pertencente à tenda do tabernáculo, ele preocupava-se com o mais pormenor,nada lhe podia passar ao lado, ele fazia este trabalho com muita devoção ededicação.
Lembro-me que sempre que chego a umacampamento, quando vou fixar a tenda no chão, apercebo-me que tenho menosestacas do que tinha da última vez, acabo por improvisar, mas esta não era aforma de Itamar fazer as coisas, até uma estaca era importante e precisava deestar dentro da contagem.
Itamar valorizava o que era pequeno,por vezes preocupamo-nos com grande coisas, algo que seja visível aos olhosdos outros, algo que nos faça aparecer em destaque, algo que valha a pena seesforçar. Mas na realidade o próprio Deus na sua palavra ensina-nos algo queprecisamos entender: Mateus 25:21

“21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom efiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. ”        
  
A nossa salvação não depende dascoisas grandes que fazemos, ela solidifica-se quando valorizamos as pequenasCóias.

FIM

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terça-feira, 9 de outubro de 2012

COMER E BEBER INDIGNAMENTE




LeituraBíblica: 1 Coríntios 11: 27-28

27- Portanto, qualquer quecomer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 
28- Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma destepão e beba deste cálice.

Muitas pessoas interpretam estetexto de forma errada, mostrando que existe pessoas que não são dignas departicipar na Ceia, para elas essas pessoas são culpadas de pecado não estandoem harmonia com Deus nem com o próximo.

Normalmente quem defende este pontoconsidera dignos, todos aqueles que não são culpados diante de Deus, que vivemem harmonia com Deus e com o próximo.

Desta feita existe uma boa maioria deirmãos que não participam, pois ou não está bem com Deus ou com o seu próximo.

Do ponto de vista bíblico, DIGNIDADE E INDIGNIDADE tem de seranalisado de três perspectivas diferentes.

 1- ONovo Testamento exorta as pessoas a viverem dignamente.

Mas também tens emSardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão debranco; porquanto são dignas disso.” Ap 3:4

“37- Quem ama o pai ou amãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais doque a mim não é digno de mim.
38- E quem não toma a sua cruz, e nãosegue após mim, não é digno de mim.” Mt10:37-38

2-A Bíblia não deixa de fazer descobrir aos homens a sua indignidade. 

E o filho lhe disse:Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teufilho” Lc 15:21

4 E, chegando elesjunto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,
 5 Porqueama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
 6 E foiJesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião unsamigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entresdebaixo do meu telhado.
 7E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, umapalavra, e o meu criado sarará.” Lc 7:4-7
Este é aquele quevem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correiada alparca” Jo 1:27

        3-A dignidade no seu sentido absoluto só se encaixa na pessoa de Deus.

Digno és, Senhor, dereceber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tuavontade são e foram criadas.” Ap 4: 11

LerParábola de Mateus22: 1:10

Porque éque os convidados não foram dignos? Porque não aceitaram o convite. Não teve aver com a sua moral indigna.
O textodiz que vieram às bodas tanto maus como bons.

O próprioJesus não rejeitou Judas mesmo sabendo que ele o ia trair. Talvez o tenha feito,para que nós hoje pudesse-mos lembrar que também podemos participar na Ceia.

Aplicação do texto de Paulo.

QuandoPaulo fala da indignidade de participar na Ceia ele fala de acordo com ocontexto, mais precisamente do problema que os Coríntios estavam a enfrentar.

A faltade amor e de solidariedade que se manifestava no seio da igreja na hora da Ceiae noutras horas. Levava a que cada um trouxesse a sua própria comida em vez decontar com os irmãos, desta maneira as diferenças de classes e as condiçõessociais eram postas em evidência, estando em contraste com o evangelho. Parapiorar a situação, muitos consideravam a Ceia com a oportunidade de fazer umbanquete e de se evidenciarem.

Pauloopõe-se a esta forma de viver a Ceia do Senhor, para Paulo a Ceia era
V 24- ummemorial
V 25-Nova Aliança
V 16- acomunhão na igreja

Por issopodemos dizer que a Ceia é feita indignamente quando nos distanciamos doseu verdadeiro significado.

No casodos Coríntio evidenciava-se mais uma frieza de coração do que propriamenterelembrar a oferta de amor do nosso Senhor.

Umasatisfação egoísta se sobrepunha a uma refeição destinada a renovar a aliançacom Jesus.
Para Paulo a indignidade nãoconsistia na qualidade moral do participante mas sim da maneira errada deconsiderar esta refeição,que contrastava com o significado que Jesus quis dar.

O textodiz V 29 diz que “Não discernindo o corpo de Cristo” por outras palavras Pauloqueria dizer que aqueles que não faziam diferença entre a refeição do senhor eum banquete esses pecam contra o Senhor e contra o próximo.

Para nóshoje isto significa que seriamos indignos de participar na Ceia se osignificado que lhe damos não for claro nas nossas mentes, se de alguma formaJesus não ocupasse o lugar principal, se em vez de renovarmos uma aliança comCristo, fossemos lhe desobedientes, fazer parte de uma reunião comunitária semmostrar unidade com os nossos irmãos.

A Ceia doSenhor é para todos aqueles que se acham indignos que precisam da misericórdiade Cristo, do seu perdão, que vão ter com ele de mãos fazias dispostos aaceitar a oferta que Jesus nos deu quando morreu por nós.

Acreditoque se compreendêssemos o verdadeiro significado da Ceia veríamos que ela foifeita para nós pecadores que precisamos do perdão de Deus, seríamos então osprimeiros a querer participar, pois era o momento ideal de fazer as pazes comDeus e com o próximo. Jesus instituiu esta Ceia para renovar connosco uma novaaliança.            

FIM

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